29 julho 2008

A onde vamos parar

A cada dia que passa tomamos mais conhecimento em relação a aberrações que surgem em nossas Igrejas. Vivemos dias os quais São Paulo já havia profetizado (1Tm.4:1-4) '' Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.'', já não bastasse tantas heresias que na realidade são todas já antigas e a única diferença é que são apresentadas de forma diferente.
Estamos vivendo um evangelho que tem sido pregado de forma irresponsável e também vulgar, pois estão profanando o sagrado com atitudes mundanas.
Por exemplo:
Em alguns lugares usam-se copos de água como meio de ponto de contato, ou seja, precisa ter mais fé do que o necessário. Pois é preciso crer que Deus vai abençõar o copo com água, pra depois o copo com água abençõar aquele que beber. Uma prática já antiga, que era usada no Egito. Está prática é chamada de Hidromância.
Outros usam sal grosso, oração por fotos, chaves, carteiras de trabalho e até mesmo por peça de roupa.
É um verdadeiro festival de paganismos e misticismo.
Em alguns anos atrás fomos atacados com uma avalanche de inovações que vieram para destruir o bem estar da Igreja. O famoso movimento G12, onde muitos se envolveram e trouxeram para seus púlpitos....continua

28 julho 2008

Depressão um mal bem presente

1. Definição de depressão
"A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento."
O dicionário Aurélio diz que depressão é o ato de deprimir-se moral ou físico; letargia.

No dicionário Webster, lemos que depressão é a sensação se sentir-se deprimido; desalento; redução da vitalidade funcional; estado anormal de inércia e emoção desagradável.

A depressão é uma doença. Ela atinge todas as faixas etárias, todas as classes sociais e todos os segmentos religiosos.
A depressão é uma doença ainda cercada de tabus e mistérios.
Há aqueles que atribuem toda doença da mente aos demônios e os que julgam que a depressão é conseqüência direta de algum pecado não confessado. Reafirmamos que a depressão pode estar ligada a envolvimento com ocultismo e com pecados inconfessos.
Mas, nem toda pessoa que passa por uma depressão está necessariamente vivendo na prática de pecado. Uma pessoa piedosa pode enfrentar uma dolorosa depressão. David Brainerd, John Bunyan e William Cowper sofreram amargamente com a depressão.
2. Sintomas, sinais e sentimentos relacionados à depressão
Os sintomas essências são descritos por várias autoridades médicas são:
- Humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio;
- Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas
Os demais sintomas envolvem:
- Dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, sentimento de pesar ou fracasso, diminuição da auto-estima, sentimento de culpa, irritabilidade, agressividade, idéia recorrente de suicídio e morte etc. Manifestações físicas também ocorrem, tais como: dores de cabeça, dores no peito, dores musculares, desinteresse pela atividade sexual.
"A causa exata da depressão permanece desconhecida. a explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia na comprovada eficácia dos antidepressivos".
O profeta Elias foi um homem levantado por Deus em tempo de crise política e apostasia religiosa em Israel.
Elias foi um homem que viveu de forma maiúscula e superlativa. Aprendeu a depender de Deus e a realizar grandes obras em nome do Altíssimo. Mas Elias também tinha os pés de barro. Ele era homem semelhante a nós. Ele não era um super-homem nem um super-crente. Depois de retumbantes vitórias, Elias ficou deprimido e pediu para si a mortes (1Rs.19:4). Vamos considerar as causas e a cura da depressão de Elias. 1. As Causas da depressão de Elias Em primeiro lugar, ele tirou os olhos de Deus e colocou-os nas circunstâncias.
Num dado momento, Elias pensou que sua vida dependia da ímpia Jezabel e não de Deus. Por isso, ele temeu e fugiu. Sempre que tiramos nossos olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias adversas afundamos num pântano de desespero. Em segundo lugar, ele entrou na caverna da solidão quando ele mais precisava de pessoas à sua volta. A depressão nos prega essa peça: quando mais precisamos de companhia queremos nos trancar nos quartos escuros. Elias dispensou o seu moço, quando mais precisava dele. Em terceiro, ele fez uma leitura assaz pessimista da situação à sua volta. Ele pensou que somente ele havia permanecido fiel a Deus naquela avalanche de apostasia, mas Deus lhe afirmou que havia mais sete mil que tinham permanecido firmes na fé.

Em quarto lugar, ele perdeu completamente a perspectiva do futuro. Elias pediu para si a morte. Ele julgou que o melhor tempo da sua vida havia ficado no passado e que o futuro só lhe reservava um espectro de desespero.2. A Cura para a depressão de EliasDeus tratou a depressão de Elias através de vários recursos. Em primeiro lugar, Deus o tratou por meio da sonoterapia. A depressão deixa a mente agitada. Uma pessoa deprimida fica com o corpo cansado, mas a mente não desliga. Elias precisou dormir e descansar para sair do buraco da depressão. Em segundo lugar, Deus o tratou por meio da alimentação adequada. Deus preparou uma refeição para Elias no deserto. Deu-lhe pão e água e ele recobrou suas forças. Uma pessoa deprimida, muitas vezes, sente náuseas do alimento. É preciso fortalecer o corpo no tratamento dessa doença. Em terceiro lugar, Deus o tratou dando-lhe a oportunidade do desabafo. Elias estava dentro de uma caverna, quando Deus lhe perguntou: “O que fazes aí, Elias?”. Deus, assim, o ordena a sair da caverna para destampar a câmara de horror da alma e espremer o pus da ferida. O desabafo é uma necessidade vital para a assepsia da alma.Em quarto lugar, Deus o tratou revelando-lhe que o melhor da sua vida estava pela frente. Elias pensou que o seu ministério havia chegado ao fim. Mas, ele ainda haveria de ungir um profeta em seu lugar, um rei na Síria e outro em Israel. Elias pensou que a vida não fazia mais sentido e por isso, queria morrer, mas Deus o levou para o céu sem que ele passasse pela morte. Deus o arrebatou ao céu num redemoinho e Elias deixou os trapos da depressão para vestir-se com as roupagens alvas da felicidade eterna.
Quando pensamos que tudo está perdido, sem solução, sem esperança; Deus, nos surpreende e nos mostra que ainda não é o fim. Ele nos mostra o quanto podemos ser útil em sua obra.

4. Depressão e opressão espiritual
Por opressão espiritual, entenda-se, alguns níveis de perturbação de origem maligna, cujos sintomas em muito se assemelham aos da depressão. Por vezes, a opressão espiritual pode ser um processo desencadeado pela depressão, ou vice-e-versa. Obviamente, os profissionais céticos e ateus não concordarão com a associação aqui descrita.
Há casos de depressão e/ou opressão citada na Bíblia. Collins cita alguns:
- Moisés: “(Nm 11.10-15)
- Saul: (1 Sm 16.14, 16 e 23)
- Davi: (Sl 88.1-5)
- Elias: (Jr 20.14-18)
- Jonas: (Jn 4.1-3)
- Jó: (Jó 3.11, 13, 20, 21-26; 9.21)
Segundo Collins o próprio Jesus no Getsêmani, manifestou sintomas de depressão: "e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo." (Mt 26.37-38)


Bibliografia:

Altair Germano
Rev. H.D. Lopes

22 julho 2008

Doutrina do Arrependimento

Continuação.....

O arrependimento também consiste de uma revolução naquilo que é mais determinativo na Personalidade Humana; sendo o reflexo na Consciência da radical mudança operada pelo Espírito Santo por ocasião da regeneração. Ao que se arrepende e Sente tal mudança, esta atitude se reflete no Ódio ao pecado, na Tristeza de pecar, e no Abandono ao pecado, para que se abrace com satisfação ao Evangelho de Cristo. A mente sente tristeza de ter pecado (2Co. 7:10)-(Mt. 27:3, 5)-(Hb. 12:17).


Existe outra tristeza segundo Deus e não segundo o Mundo, que conduz a salvação (2Co. 7:9, 10). Esta tristeza é entendida em Jó. 42:5,6; Sl.51:1,17; Lc.22:62.

O Arrependimento natural é diferente do arrependimento sobrenatural. Muitas vezes na vida do ser humana uma série de atitudes normais, que se subtende como arrepender-se de... haver maltratado alguém, de haver faltado com a palavra, de haver cometido atitudes drásticas que tenha levado alguém a ter prejuízo materiais, emocionais, etc... Mas o arrependimento sobrenatural é oferecido pelo Espírito Santo aquele que se propõe a mudar da prática de pecados contra Deus.

Não pode haver Salvação sem que primeiro venha o arrependimento. João quando começou a pregar, conclamou o povo a arrepender-se (Mt. 4:17). Também os discípulos começaram a evangelizar neste propósito (At.2:38). A necessidade de arrependimento como necessidade de salvação é fortalecida pelo testemunho bíblico. Jesus no momento de sua Ascensão ao céu determinou ‘’ Que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecado de todas as nações’’. A atitude de arrepender-se coloca o homem em condições de receber a benção a salvação.

Daí começa um processo longo e penoso para se chegar ao céu. Paulo também que a alteração na administração Divina da Graça para com o mundo resulta na morte e ressurreição de Cristo, e é assinalada pela ordem dada aos homens: ‘’ Todos em toda parte se arrependam’’ (At.17:30) e se confirma após que seu testemunho dado tanto a Jesus, como a judeus, como a gregos, se completa assim: ’’ O arrependimento para com Deus é a fé em Jesus Cristo’’ (At.20:21).

O propósito do arrependimento Testemunhado por Cristo e os apóstolos tem como finalidade a Remissão de Pecados e a Vida Eterna para todos os crêem (Lc. 24:47)-(At.2:38)-(2Co7. 10)-(At.11:18). Tudo isto confirma que é impossível Salvação sem Arrependimento.

Isto não contradiz que a verdade de que somos salvos pela fé em Cristo. A fé em Cristo vem logo após o ato de se arrepender. A fé traz logo após a Justificação para o que Nascer de Novo. A justificação não representa em si mesma a totalidade da Salvação, e a fé não é a única condição da mesma. Por isto a fé desassociada do arrependimento não é Fé Racional que conduz a Salvação das almas

17 julho 2008

Doutrina do Arrependimento


''E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados'' (Lc.3:3).


Introdução: O arrependimento é a primeira doutrina básica para a Salvação. Após ter ouvido a voz do Espírito Santo, que veio Convencer o homem do ''pecado, da justiça e do juízo, o homem passa a assumir diante de Deus um a responsabilidade muito maior do que quando estava perdido. Por isto a Bíblia classifica ao que voltam atrás de porcos e cães, e na cartas aos Hebreus os desviados são tratados duramente como inimigo e adversário de Deus, por ter se tornado pedra de tropeço (Hb.10:26,31) e adverte: ''horrenda coisa é cair nas mãos Deus vivo'' .


O arrependimento está dividido em três classes: O sentimento, o pensamento e o propósito.

No Novo Testamento o arrependimento sentimental significa basicamente uma mudança radical da Mente. É uma transformação de

pensamento, atitude ou prósito e direção ou sentimento em relação a Deus, seu próximo e si mesmo. O arrependimento consiste de um abandono ao pecado, e de voltar-se para Deus e seu seviço (At.3:19)-(Lc.1:16)-(At.9:35)-(At.11:21)-(1Ts.1:9)-(1Pe.2:25).

Continua......

09 julho 2008

As Dimensões da Fé



De ‘Aman’ vem à palavra hebraica ‘Emun’ (fé) que é usada em Dt. 32:20 como lealdade; em Êx.18:21 como verdade.
A palavra Amém, no português, também é derivada de ‘Aman’, como em Nm. 5:22 (amém,amém).
No Novo Testamento, a palavra grega ‘Pistis é traduzida por fé e sua idéia central é a de plena persuasão, ou convicção fundamentada no ouvir, como em Romanos 10:17. ‘’De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus’’.
No Evangelho de João, introduziu suas declarações com a expressão dupla ‘’Amém, Amém. Nas versões em português é traduzida variegadamente por ‘’Na verdade, na verdade’’.
Fé: está relacionada à nossa relação íntima de nosso espírito com o nosso mestre. É a nossa confiança nele para nos salvar completamente.
Fidelidade: a fé em Cristo resulta em total compromisso do Cristão com seu salvador. Nos une a Ele em completa lealdade (1Jo. 2:6).
Fidelidade é um atributo da Trindade.
Fé é o fundamento da fidelidade e das outras virtudes que compõem o fruto do Espírito.
A nova vida em Cristo deve ser de fidelidade e sinceridade, em contraste com a velha vida pecadora.
A palavra ‘Fé’ no Novo Testamento é ‘Pistis’ e aparece cerca de 232 vezes.
Segundo alguns estudiosos existem algumas definições de fé, o qual estaremos abordando de forma simples:
Fé natural:
Este tipo de fé é inerente a nossa natureza humana, ou seja, todos nós nascemos com ela. É a capacidade natural de crermos. Costumo dizer que é uma das faculdades do espírito humano. Está relacionada ao raciocínio humano. È a fé que usamos no nosso dia a dia. Está fé habita no homem natural (sem Deus).

Fé Salvífica
Esta fé é dada ao coração pela Palavra de Deus ungida pelo Espírito Santo (At.16:30, 31). São Paulo escrevendo aos Romanos diz: ‘’ E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo’’ (Rm. 10:17-ARA). O Espírito Santo gera está fé no coração daquele que não rejeita a mensagem do Evangelho e o aceita de bom grato. A Palavra de Deus tem está propriedade – produzir fé.

Fé Viva ou Ativa
Esta fé nos mantém confiando em Deus, pouco importando o que aconteça, porque estamos seguros nEle. Ela nos impede de sermos vencidos por nossas provações. Está fé Pr. Antonio Gilberto à chama de Fé mantenedora ou santificadora. No Salmo 23.4, Davi diz: ‘Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,... (ARA); aqui vemos o retrato desta fé ativa ou viva, as adversidades não tiravam a confiança de Davi em Deus, muito pelo contrário, a verdadeira fé em Deus sobrevive as mais intensas calamidades (Jó.19:25).

Fé como Crença
Aquilo que é crido ou o conteúdo da crença é chamado de fé pessoal (Atos 6:7).

Fé como Dom ou Dom da Fé
Está fé é um dom sobrenatural do Espírito Santo. É um dos Dons de poder, trata-se de uma confiança extraordinária, especial que faz com que a pessoa tenha uma crença, pontual, além dos limites do imaginário e que mediante esta confiança, realiza coisas que estão além do alcance de nossa imaginação humana.

Fé como Fruto
Esta fé é revelada por uma qualidade ou atitude de probidade (integridade de caráter), está vinculada ao nosso caráter e conduta de fidelidade.

Fé Servidora ou Fé que Serve
Esta fé é sempre uma questão pessoal, e assim, um crente desempenha o seu serviço ao Senhor, segundo a medida da fé;

Obs: este trabalho foi desenvolvido para atender a turma de Novos convertidos do ano de 2007 da Assembléia de Deus em Vila Isabel.

04 julho 2008

As Doenças do nosso século

Introdução: Estamos iniciando mais um trimestre, e mais uma vez Deus nos surpreendeu usando a instrumentalidade humana (Pr.Wagner dos Santos Gabi). É um tema bastante atual, bem se tratando da Bíblia já dizia o Pr. Bily Gran '' a Bíblia é mais atual do que os jornais do dia.

Neste Domingo (06-07-2008), estaremos estudando sobre o tema supracitado. Acredito que seremos orientados a luz da Palavra de Deus.
A proposta deste breve comentário é de ajudar aos leitores a compreender as causas de doençãs que tem alcançado muitas pessoas, e por que não dizer muitos de nós.

''Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempo trabalhosos ...'' (2Tm. 3:1-9).

Vivemos dias onde temos sido bombardiados com tantos modismos na área teológica, tantas aberrações doutrinárias, o misticismo tomando conta dos nossos púlpitos, a verdade sendo maquiada pelo relativismo. Vivemos um EVANGELHO HEDONISTA, um evangelho onde o que se valoriza o ter em vez do ser (ser servo, ser humilde, ser crente e ser ...etc.). Estão prometendo o que Deus nunca prometeu como já tinha vaticinado Jeremias (Jr.5:31). o Evangelho da Ganãncia iludindo e frustando à muitos que só possuem uma visão mercantilista, materialista e humanista do Evangelho, trazendo trastornos emocionais, psicológicos e espirituais.

Doenças na Área Intrapessoal:

Algumas dessas enfermidades são internas, ou seja, no coração (centro de vida, e não coração como orgão) do homem sem Deus:

Orgulho e Vaidade:

A palavra Orgulho no grego é ''Alazonia ou Alazoneia é traduzida em 1Jo.2:16 por ''Soberba ''; "soberbos"; "arrogantes" (ARA/NVI), do grego hyperēphanoi, ou seja, altivos, "arrogantes". A preposição hyper significa "acima de" e "além de". Trata-se de alguém que se considera acima ou superior aos outros.

A palavra Vaidade no grego é Mataiotes, que significa '' vacuidade quanto a resultados'', cognato de ''Mataios'' que significa '' destituidos de resultado, sem resultado''.
São sentimentos que já existiam no tempo do Apóstolo São Paulo, mais devido á expressão usada por ele no versículo primeiro '' "últimos dias", do grego eschatais hēmérais. Expressão usada para descrever tanto o final da era da Igreja como também os acontecimentos escatológicos após o arrebatamento (note o verbo no futuro indicativo "sobrevirão"). No contexto da epístola, o tempo que antecede a primeira fase da Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
"Tempos trabalhosos"; "tempos difíceis" (ARA); "tempos terríveis" (NVI), do grego kairoi chalepoi. Em muitas passagens o vocábulo kairós designa um tempo pré-determinado na vida humana (Gl 4.10; 6.9), e nos planos divinos (Ef 1.10; 1 Tm 4.1), mas neste texto refere-se a um tempo de crise, violento, perigoso, como descreve a palavra grega chalepós (difícil; duro, perigoso; horrendo).
Estes sentimentos tem sido cada vez mais cativado em nossos dias, onde a busca pela satisfação pessoal tem levado muitos a esse fracasso. Desde a antiguidade o homem sempre desejou destaque, podemos ver isso no culto ao deus sol, no Egito, onde Faraó, era adorado, sendo ele mesmo considerado um deus. O egocentrismo é uma realidade até em nossos púpitos, onde já possuímos pessoas que se consideram semi-deuses (alguns não falam, mais suas atitudes os denunciam).

Egoísmo e Avareza

"homens amantes de si mesmos"; "homens egoístas" (ARA/NVI), do grego anthrōpoi phílautoi. As três traduções seguem literalmente a expressão grega, uma vez que o vocábulo phílautos significa tanto egoísta, egocêntrico como também "aquele que ama a si mesmo" – trata-se de um adjetivo verbal composto (phílos e autos) Esse é o primeiro termo procedente do adjetivo phílos (devotado, amigo; amor), o próximo, ainda no versículo 2, é philárguroi (avarentos), e no versículo 4, é philēdonos (amante dos prazeres). A característica singular dos homens dos últimos dias é o egoísmo, o egocêntrismo – a principal doença do narcisista. O egoísta é exclusivista, presunçoso, vaidoso – fontes de todos os outros adjetivos maus dos últimos dias.
"avarentos" (ARC/ARA/NVI), do grego philárguroi, adjetivo verbal composto. Literalmente "amante do dinheiro", "amante da prata" e, por extensão, avarento. Um outro termo grego que descreve o avarento nas páginas do Novo Testamento é pleonektēs, isto é, pessoa cobiçosa, avarenta, ambiciosa (1 Co 5.11; Ef 5.5), antônimo de aphilárgyros, ou seja, "não amante do dinheiro", "não avarento" (ver 1 Tm 3.3; Hb 13.5). A recomendação bíblica é que o crente se "guarde de toda e qualquer avareza" (Lc 12.15). A avareza é um pecado que se opõe à generosidade (2 Co 9.5); é obra da carne, idolatria (Cl 3.5), e um atributo dos falsos mestres e pregadores itinerantes da Palavra de Deus (2 Pe 2.3,14). O avarento é um transtorno para a sociedade, e na igreja é um estorvo.

São sentimentos exclusivistas, onde o propósito é de tudo girar em torno de sí. Mais uma vez digo que o evangelho da bolsa de valores é que tem sido uma plataforma de projeção desta ideologia de vida, ou filosofia carnal de vida.

Incontinência:

Esta palavra no grego é ''Akrasia'' que denota '' Falta de poder'', ''falta de controle''. Aqui temos mais um mal que tem caracterizado nossos dias, e uma causa das causas é justamente a pessoa alimentar seus apetites carnais e seus desejos pecaminosos, permitindo assim serem guiados pela sua natureza.

Doençãs na Área Social:

Desobediência aos pais e ingratidão:

A violência doméstica tem crescido de forma assustadora, filhos não respeitão pais, e pais não respeitão filhos, a sociedade tem a família como uma instituição falida, os orgãos públicos não possuem uma meta segura de planejamento familiar na área da educação. Nossas igrejas não possuem estruturas, onde os páis possam ter um suporte de auxílio na educação de seus filhos, claro que não estamos tirando aqui suas responsábilidades, mas, sim mostrando que a Igreja precisa investi mais em Palestras sobre o assunto.

Desamor e Crueldade:

Temos visto em noticiários o retrato do descaso com o próximo, onde o ser humano tem sido tratado como se fosse um objeto descartável; mães que jogam filhos na lixeira, pais que estrupam seus filhos, mortes cruéis e com toda dose de maldade, é o próprio mal predominando nos corações daqueles que se afastam de Deus.

Dureza de Coração:

"irreconciliáveis" (ARC/NVI); "implacáveis" (ARA), tradução do grego aspondoi, do privativo a e de spondē (libação). No contexto do Antigo e Novo Testamentos, um tratado, geralmente, era confirmado através de uma libação ou oferta aos deuses. Lembre-se do pacto entre Deus e Abraão, firmado por meio de uma libação. Os pactuantes ofereciam um sacrifício aos deuses como forma de confirmação do acordo. Contudo, o termo aspondoi é usado de modo negativo, a fim de referir-se à quebra do acordo ou do compromisso firmado. O sacrifício também era usado com o propósito de apaziguar uma rixa, mostrando o interesse mútuo pelo perdão e pacificação da contenda. O sentido literal do termo avança de seu significado primário à compreensão de que os aspondoi rejeitariam qualquer forma de tratado ou de acordo, sendo irretratáveis e irreconciliáveis. Este pecado motiva toda forma de contenda e desavença, tornando o indivíduo incapaz de perdoar e de receber manumissão. Demonstra também o estado constante de guerra, mágoa e conflito entre os homens no final dos tempos. Crimes hediondos são cometidos por pessoas dessa estirpe maligna e, infelizmente, não poucos cristãos são vítimas desse pecado que combate a comunhão e a unidade entre os santos.

Traição e hipocrisia:

A sociedade convive a todo momento com pessoas falsas e traidoras, não esqueçamos que até o próprio Mestre conviveu com Judas.
Hipocrisia no grego é ''hupokrisis'', denota principalmente ''réplica'', ''resposta'', ''representação'' como os atores falavam em diálogo; por conseguinte, fingimento, hipocrisia.

Aversão ao Bem:

A mídia tem se encarregado de promover a mentira disfarçada de verdade, o mal mascarado de bem, o profano tomando lugar do Santo. É o relativismo com todos os seus ismos invadindo até nossas Igrejas.

Abuso de Poder:

Não podemos esquecer dos abusos na área social, política, militar, como os próprios meios de comunicação tem nos mostrados. Na esfera religiosa, pastores usando da autoridade pastoral, para manipular, ameaçar e até mesmo destratar as ovelhas. Não podemos esquecer o que São Pedro deixou registrado em sua epístola (1Pe.5.1ao3).

Doenças na Área Religiosa:

Nesta última classificação não iremos nos deter, mais temos visto através da própria lição alguns males dos nossos últimos dias. A falta de temor e de reverência tem sido um dos principais problemas nesta esfera. O Materialismo tem destituído o sentimento verdadeiro de muitos cristãos, onde o apego pelas coisas terrenas tem tomado o lugar do sagrado.

Conclusão:

Somente através de uma vida com profundidade com Deus é conseguiremos vercer todos estes sentimentos. A nossa subimissão a Deus e a sua vontade deve estar em primeiro lugar.


Bibliologia:

Bíblia de Estudo Pentecostal;
Comentário da Escola dominical-Pr.Esdras C. Bentho;
Revista EBD-As doenças de nosso século;
Minhas anotações.
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