18 fevereiro 2009

Harmatiologia: Uma síntese sobre a Doutrina do Pecado

Introdução:
Um dos mais profundos problemas da Teologia e da filosofia é a existência e a ação do mal. Ao longo da História, o mal tem sido motivo de estudo, pesquisa e discussão, de modo especulativo, mas também de maneira séria.
Etimologia: a palavra Pecado encontra-se mais de oito vezes nas línguas originais do Antigo Testamento, e no Novo Testamento, encontra-se mais de onze vezes.
Mais a palavra mais comum é Harmatia que é traduzido por “errar o alvo”.
Origem do Pecado:
- Na Eternidade: Satanás havia sido criado com toda perfeição (Ez. 28.12-17), mais num dado momento na eternidade, ele se rebela contra o Criador (Is. 14.12-14), e comete o primeiro pecado e consegue corromper alguns anjos, sendo, ele e todos os que lhe deram ouvidos destituídos de sua moradia original.
Na Esfera Terrena: Agora Satanás promove uma sedução ao primeiro casal, e Eva sede aos seus ardis e logo após Adão, tornando-se, eles o primeiro casal a prática do pecado na história humana.

Resultados do Pecado na Esfera Celeste:
O resultado nesta esfera, foi a expulsão tanto de Satanás como dos demais anjos que o acompanharam, causando a eles a perda de sua moradia, santidade e glória.
Resultados do Pecado na Esfera Humana
Nesta esfera, Satanás se torna o agente externo do pecado, e armas seus ardis para tentar o primeiro casal.
Adão e Eva que gozavam de uma perfeita harmonia com Deus, viviam em um lugar perfeito, o Édem, que Deus havia preparado para eles, com toda provisão para suas subsistências.
E é neste ambiente de total provisão que Satanás se manifesta a eles seduzindo-os a pecarem contra Deus.
E através da aceitação desta tentação, ou seja, da sedição ao pecado, várias conseqüências se deram:
1. Rompimento da comunhão com o Criador;
2. Perderam a majestade da glória de Deus em suas vidas;
3. A expulsão do paraíso;
4. A morte passou a ser uma realidade – morte espiritual – morte física;
5. Trabalho dificultoso;
6. A terra recebeu a maldição;
7. A mulher passaria a gerar filhos com dor;

Conclusão
Após a queda de Satanás (no céu) e do homem (no Éden), a raça humana e a própria terra experimentaram as conseqüências funestas do pecado, gerando medo, separação e tantos outros males.
Mas o Senhor nosso Deus já havia preparado um plano de resgates e restauração tanto para o homem como para sua criação: Jesus.

1 comentários:

Elias da Costa disse...

Bom dia na Paz do nosso maravilhoso jesus amei essa pg qd entrei para saber sobre a palavra hemati que obtive o resultado que busca por issso me filiei Deus os abençoena insondavel misericordia em Cristo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...