15 fevereiro 2011

Introdução a Escatologia - Parte Final

O Propósito do Arrebatamento

Irei citar somente alguns dos propósitos do Arrebatamento da igreja; pois não podemos abordar a todos, dado ao nosso espaço e também a nossa limitação em relação á grandeza de DEUS.

O rapto da Igreja tem como propósito livrar os embaixadores do Rei, do perigo iminente.(Que perigo?)...


a) A Bíblia nos considera como embaixadores da parte de cristo. “De sorte que somos embaixadores da parte de cristo;...” (2Co.5:20 a)Ex.: Na Argentina,em Buenos Aires,há ali uma embaixada brasileira ,se houver ameaça de guerra eles convocam todos os brasileiros antes de iniciar a guerra. Da mesma forma fará Deus conosco, ou seja, antes da grande tribulação iniciar seremos arrebatados. “Por que Deus não nos destinou para ira, mas para a aquisição da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts.5:9)

Neste versículo achei importante explicá-lo para que não haja duvidas. A ira que São Paulo cita é justamente o cálice de sua ira contra este mundo pecador.

No Antigo Testamento encontramos citações referentes a este período que durara sete anos que consiste em 2 períodos; tendo cada um três anos e meio de duração é identificado com expressões do tipo “O Dia do Senhor”; “O tempo da angústia de Jacó”; “O Dia de Trevas”; “O Dia da vingança do nosso Deus”; “Aquele Dia”; “O Grande Dia”.

Já no novo testamento temos: “Dia de Ira”; “Tua Ira”; simplesmente “Ira” (como em Rm.5:9 e 1Ts.5:9); “Ira vindoura ou futura” (como em Lc.3:7 e 1Ts.1-10). Não irei abordar este tema, pois o assunto é arrebatamento, em outra ocasião iremos dar ênfase a este assunto.

Como citamos anteriormente, Deus não salvou-nos para que experimentássemos sua ira; pois sua vingança é contra os infiéis.(Is.61:2). “O dia da vingança nosso Deus”.

b) A grande Tribulação é um período onde Deus irá tratar diretamente com Israel; é claro que os ímpios (nações que não pertencem á raça eleita e são incrédulas); por isso a Igreja será arrebatada, pois Deus tratou conosco durante a dispensação da graça dando oportunidade a todos a fazerem parte dela.

Existem algumas correntes de pensamento em relação à área escatológica e principalmente em relação ao Arrebatamento da Igreja que precisamos nós todos, estudantes da Bíblia, examinarmos com toda cautela para não entrarmos em contradição com as Escrituras como alguns seguimentos ditos cristãos.

Iremos aborda algumas:

1. A Teoria do Arrebatamento Parcial: Defendem que nem todos os crentes irão ser arrebatados, somente os que atingirem um nível superior de espiritualidade. “Devemos lembrar que salvação vem pela fé, e é uma dádiva de Deus e não por merecimento; somos salvos pelos méritos de Cristo”.

Esta superioridade espiritual é contraditória e é desfeita pela Bíblia, pois aqui não devemos ser superiores a ninguém.

E quando Bíblia fala de “Estatura de Varão Perfeito” é justamente na eternidade e não aqui.

2. A Teoria do Arrebatamento Pós-Tribulacionista: Defendem a idéia de que a Igreja irá continuar na terra e atravessara a Grande Tribulação.

Já explicamos sobre este assunto, onde falamos sobre o propósito de Deus em relação a Grande Tribulação que é uma fase onde Deus irá tratar diretamente com Israel.

3. A Teoria do Arrebatamento Mesotribulacionista: Segundo esta corrente a Igreja entra na Grande Tribulação e no final da primeira fase que corresponde a três anos será transladada. Sem comentários, pois não passa de uma teoria sem comprovações Bíblicas.

4. A teoria do Arrebatamento Pré-Tribulacionista: Esta é a que nós defendemos e aceitamos por maior números de citações Bíblicas e por causa da revelação do Espírito Santo em nossos corações.

A igreja será transladada antes da septuagésima semana de Daniel, ou seja, antes da Grande Tribulação.

Em Gênesis 19 nós podemos ver um tipo de Arrebatamento: Ló representa a Igreja; Sua mulher representa os crentes que tem cumplicidade com o mundo;

Ló foi tirado antes da destruição de Sodoma e Gomorra (a Igreja será tirada daqui antes que as catástrofes horrendas da Grande Tribulação se iniciem); Sua mulher virou estátua de sal (os que têm cumplicidade com este mundo, infelizmente irão ficar, não serão Arrebatados; virar estátua de sal é estar com o coração petrificado para Deus, ou seja, não tem mais a sensibilidade do Espírito Santo, pois o coração se voltou para o mundo “... onde estiver vosso tesouro, ai estará também o vosso coração” (Mt.6:21).

Em Gênesis 6 e 7 nos é mencionada a história de Noé, o justo: Noé representa a Igreja antes do dilúvio; Noé e sua família entraram na arca e passarão pelo dilúvio guardamos à salvos; lá fora o mundo estava em catástrofe, mais dentro da Arca estavam guardados,Aleluia! No período da Grande Tribulação a Igreja estará guardada pelo Senhor, em sua presença.

Encontramos outro modelo de arrebatamento em Gênesis 24 que fala sobre alguns personagens que iremos utilizar para o assunto: Abraão, Isaque, Rebeca e Eliézer.

Abraão representa nesta tipologia a pessoa de Deus.

Isaque representa a pessoa de Jesus Cristo.

Eliézer representa a pessoa do Espírito Santo.

Rebeca representa a Igreja.



Abraão envia Eliézer a procura de uma esposa para o seu filho Isaque. Isaque esta no campo orando e Rebeca está na casa de seus pais, que pertencia à parentela de Abraão. O encontro deles foi no campo.

Deus Pai enviou Espírito Santo nesta dispensação para preparar, encontrar uma noiva para seu filho Jesus; Jesus está no céu orando, intercedendo a destra do Deus Pai. O encontro deles será no céu. (1Ts.4-16,17)

Outro exemplo de Arrebatamento é: Enoque. Em Gênesis capítulo 5 versículo 24 diz que Enoque foi transladado antes do dilúvio. Nós seremos arrebatados, transladados, tirados deste mundo antes da Grande Tribulação.





Que Deus Vos Abençoe Em Cristo Jesus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...