12 janeiro 2011

Introdução a Escatologia Parte 5

Como ocorrerá o Arrebatamento?

1º. Será secreto para o mundo ímpio. (1Co.15:23b). O mundo não será digno de ver este acontecimento ‘Só os que são de Cristo’.

2º. Será repentino (1Co.15:52); ou seja súbito, inesperado: “Num abrir e piscar de olhos”. No versículo 52 de I Coríntios capítulo 15 na versão Almeida e corrigida está desta forma: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta...”.


A palavra “momento” no original grego é “Atomos”, que significa “sem divisão”. É a única ocorrência desse vocábulo em todo o Novo Testamento. Originalmente esse termo era usado para detonar uma partícula indivisível, devido a sua pequenez.

Literalmente esta palavra significa “impossível de ser cortado”, ou seja, incapaz de sofrer qualquer divisão. Daí essa palavra veio a indicar qualquer coisa minúscula e em referência ao tempo, um “instante”. Essa idéia o apóstolo procurou esclarecer ainda mais citando um piscar de olhos. Nossas traduções falam em abrir e fechar de olhos, mas não tem este significado a palavra empregada pelo apóstolo. A forma verbal dessa palavra pode significar “lançar”, e a sua forma nominal pode significar “lançamento”.

Já em outros trechos Bíblicos esse vocábulo significa bater de asas, o zumbido de um inseto, o piscar das estrelas, o salto repentino de um peixe. Está em foco qualquer movimento súbito.

Em Mateus versículo 25 capítulo 5 e 6 as loucas não esperavam que o noivo viria naquele dia, pois não se preocupavam com a reserva de azeite. Muitos serão pegos de surpresa, pois não estarão preparados aguardando a vinda de Jesus.

O materialismo, o consumismo, e tudo que é “ismo” tem sido a preocupação de muitos. E disse Jesus: “Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriará” (Mt.24:12). O amor a Deus tem se esfriado, o amor às coisas de Deus também; aqui fala tudo que se refere à causa do mestre. Ex.: O zelo pela Igreja; o zelo pela ortodoxia; o zelo pela comunhão; o amor a volta de Jesus.

3º. Será seletivo: Mt.24:39 ao 41.

a) É Ele quem faz a seleção: dois no campo, será tirado um.

b) Ele não erra em sua escolha (Mt.22:14): “Muitos são chamados mas poucos são escolhidos”, e (Sl.89:20) “Achei a Davi, meu servo”.

Quando Ocorrerá o Arrebatamento

O tempo está próximo (1Pe.4:7). É bom lembrar que: um dia para o Senhor é como “mil anos” (2Pe.3:8). Sem demora (Ap.22:20); “certamente cedo vem”. O tempo de Deus (Kairós no grego) não é o nosso tempo (Cronos). “Ele virá sem tardar”. (Hb.10:37).


Para Quem Será o Arrebatamento

1) Para aqueles que esperam Jesus (Hb.9:28). “Aos que esperam para salvação”.

Quem espera Jesus não pode esperar de qualquer maneira, e sim, tomando algumas atitudes:

a) Esperam em oração – 1Ts.5:17 diz “Orai sem cessar” e Ef.6:18 diz “...orando em todo o tempo”.

b) Esperam vigiando – ‘Não existe coisa mais difícil do que vigiar na Bíblia’. Primeiro – vigiar com palavras, salvo que é salvo não fala qualquer coisa, e sim somente o que convêm. (Tt.2:1)

Segundo – vigiar com atitude; salvo não pode ter atitude ímpia.

c) Esperam obedecendo – É obediente aos Pastores, a doutrina da palavra, e principalmente a Deus. (Hb.5:9b) “...a todos os que lhe obedecem”.

2) Para aqueles que são de Cristo. (1Co.15:23b)

a) Os que são de Cristo possuem sua marca. (Gl.6:17) “Por que trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”; (2Co.4:10) “Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.”

Esta marca é a identificação de todo salvo. O salvo é conhecido através da marca:

I- Marca no caráter - o nosso caráter é moldado pelo Cristo.

II- Marca no linguajar - não falamos mais gírias, palavras torpes.

III- Marca no corpo - não usamos o nosso corpo para qualquer tipo de imoralidade ou licenciosidade, até no vestir.

b) Os que são de Cristo ouvem as palavras de Cristo (1Jo.4:6). Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. “... e inclina-te mais a ouvir...” (Ec.5:1b). O ouvir aqui não é ouvir com ouvidos da orelha e sim com o do espírito; com o propósito de obedecer, praticar e viver.

3) Para aqueles que os estiverem preparados: (Mt.25:10) “E tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as Bodas, e fechou-se a porta”.

a) Para estar preparado é necessário que haja um aviso, um despertamento, um reconhecimento do fato. Deus já tem nos avisado, através da sua palavra, do próprio Cristo encarnado e dos sinais.

b) Noé foi avisado do dilúvio. E o interessante é que ele não questionou, até mesmo não duvidou. Noé não se preocupou com datas e sim com fatos.

Noé tinha a idade de 480 anos quando foi avisado; já tinha muita experiência, mas, mesmo assim não depositou confiança nela e sim na advertência de Deus.

Noé se preparou para o dilúvio construindo a embarcação. E com isso ele precisou derrubar muitas árvores. Árvores também é símbolo da natureza humana, que precisa cair pelo poder do Machado de Deus:

I- O orgulho tem que cair por terra.

II- A auto-exaltação.

III- O materialismo e etc...

As Alegrias do Arrebatamento

Irá haver pelo menos quatro alegrias no Arrebatamento:

1º. Alegria do noivo que desce:

As palavras Bíblicas para alegria são - em Hebraico “Simhâ”, verbo Samêah, que também implica sua expressão externa (o termo no Árabe Cogriato que significa “ficar excitado”) e menos usualmente “Gil” (verbo e substantivo); em grego Chara (verbo Chairo), e a Galliasis (freqüentemente usado na Septuajinta, como correspondente a Simhâ, que significa “Alegria Intensa”).

Entendemos por inferência que o Senhor virá com alegria, pois é um momento muito desejado por Ele.

Trazendo para os nossos dias, será que temos através de nossa vida, de nosso serviço produzido alegria ao coração de Deus? Será que Senhor tem se alegrado com nossa conduta? “Portai-vos com sabedoria para os que são de fora...” Cl.4:5

É bom lembrar que a Alegria do Senhor é a nossa força. (Ne.8:10)

2º. Alegria é relacionada à vida total nacional e religiosa de Israel, e é particularmente expressada em termo de ruído, excitações tumultuosas por ocasiões das festividades, sacrifícios e entronizações. (Dt.12:6,7)

No Novo Testamento os sinóticos Mateus, Marcos e Lucas, registraram a nota de alegria em suas variadas formas, das Boas Novas do Reino.

Encontramos o registro de alegria até no sofrimento: “... regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus”. (At.5:41)

Temos motivos de sobra para estarmos alegres com o Senhor:

 O nosso nome está no Livro da Vida (Cartório Celestial)

 Possuímos a presença permanente em nossa vida. “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mt.28:20)

 Temos recebido todas as bênçãos espirituais. (Ef.1:3)

 Deus nos deu do seu poder. (At.1:8)

No Salmo 100 encontramos verdades relacionadas ao nosso serviço prestado ao Senhor:

 Devemos prestar um culto alegre ao Senhor. Culto alegre é aquele que vem acompanhado de gratidão e reconhecimento.

 Os nossos lábios devem ter verdadeiros cânticos. Murmurações devem ser banidas de nossos lábios.

 O Salmista no Salmo 122 diz “Alegrei-me quando me disseram vamos à Casa do Senhor”. Quando perdemos a alegria, devemos recorrer ao Senhor; pois Ele renova a nossa vida.

 Precisamos sentir alegria em saber que seremos Arrebatados.

3°. Alegria nas lutas que se findam: (Rm.8:18)

Tribulação: no grego é Thlippis, que em muitas passagens do novo Testamento é traduzida por aflição, angústia e etc.

O termo português se deriva do latim Tribulum, era o instrumento de desterroar, o rastelo, mediante o qual o lavrador romano separava a espiga da sua palha. O termo no grego (Thlippis) traz a idéia de pressão, como se houvesse uma grande carga posta sobre o espírito.

O sofrimento, a tribulação e todo tipo de dificuldade que enfrentamos tem uma finalidade muito importante para nossas vidas.

No versículo supracitado (Rm.8:18) o apostolo São Paulo declara a necessidade do sofrimento, e nos mostra o seu glorioso resultado. Estarei citando pelo menos dez resultados ou efeitos da tribulação em nossa vida:

1- A tribulação torna-se mais consciente de nossa dependência a Deus.

2- As tribulações e lutas nos aproximam mais dos outros, em grau maior do que qualquer outra experiência humana. As tribulações unem igrejas; famílias e ate mesmo a comunidade.

3- As tribulações ajudam-nos tanto a compreender, como ajudar a outras pessoas que também estejam em tribulação.

4- As tribulações e perseguições podem servir-nos de excelentes disciplina ensinando-nos os valores espirituais que nos convêm, pois, em meio a essas aflições aprendemos a reconhecer que é importante e vital.

5- As tribulações nos ensinam a sermos mais humildes.

6- As tribulações servem-nos de punição quando semeamos o mal.

7- As tribulações são processos que Deus se utiliza para termos uma vida mais santa (é um processo para a santificação).

8- Com as tribulações nossa expressão espiritual é aprofundada e fortalecida.

“Os sofrimentos deixam marcas boas”

9- Até Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hb.5:8),ou seja,

Ele foi aperfeiçoado (como homem).

10- A tribulação conforme o versículo (Rm.8:18) pe uma forma de garantia da magnitude de glória que se seguirá. As tribulações são uma realidade na vida de todo o ser humano, a diferença está justamente em sabermos enfrentá-las, pelo poder de Jesus, até que chegue o grande dia, onde tudo isto irá cessar. No arrebatamento está alegria de termos a luta findada, será um gozo que usufruirmos por toda a eternidade.

4º Alegria do Galardão iminente:

Seremos recompensados pelos serviços prestados ao nosso mestre. Além de alcançarmos a salvação pelo mérito de Cristo, seremos presenteados ainda por ele.

É importante salientar que o nosso serviço é de suma importância para o Senhor.

Precisamos saber trabalhar para que o nosso serviço seja uma forte expressão da nossa gratidão a Deus.

Este trabalho que será julgado pelo Senhor envolve toda nossa vida cristã; como nós nos comportamos em relação ao nosso próximo.

Por exemplo:

 Como tratamos os idosos.

 Como tratamos os nossos pais, esposas, etc...

 Envolve nosso serviço prestado á igreja.

 Envolve nosso serviço prestado ao Reino dos Céus.

Esta alegria de recebermos do Senhor o reconhecimento de nosso trabalho é algo indescritível.

Não iremos nos deter neste tópico, pois este será abordado em um outro estudo “Tribunal de Cristo”.

Continua....

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...