08 dezembro 2010

Introdução a Escatologia Bíblica - Prt. 4

Arrebatamento da Igreja

{Texto: 1Ts.4:16,17}

Por volta de 200ac. à 135dc. , em virtude da encenação da antiga prática profética, surgiu na Palestina um movimento religioso chamado apocalipsismo, que se manifestou inicialmente entre os Hadisseus, os Fariseus, os Essênios e os Qumranitas.

Os cristãos do primeiro século também foram influenciados por este movimento e por sua respectiva literatura, de citações de Enoque, Daniel e Assunção de Moisés no Novo Testamento. (Mt.24:15 e Jd.9).

A necessidade de Existência do livro de Apocalipse tendo em vista a fé abordada anteriormente Deus, em sua presciência, viu necessário deixar registrado para os nossos irmãos primitivos e para as futuras gerações, as visões dos últimos eventos que devem ocorrer na história da humanidade. Isto se deu quando Jesus se apresentou a João na Ilha de Pátmos.

A ordem foi bem clara, o livro deveria ser amado, reverenciado, examinado, de modo a passar a ser uma autoridade profética quanto às previsões do futuro.

A Volta do Senhor Jesus

Houve um tempo em que a palavra Arrebatamento era praticamente ignorada fora dos Arraiás Teológicos. A expressão mais usada era à volta de “Cristo”.

Os eruditos preferiam o vocábulo advento.

Também não se fazia muita questão de se detalhar os acontecimentos que se seguirão ao rapto dos santos. De um modo geral, acreditava-se que tão logo levaria o Senhor Jesus, os salvos para o céu; seria deflagrado o juízo final com a sumária punição dos ímpios.

Com incremento dos estudos Bíblicos, todavia, o vocábulo “Arrebatamento” fez-se rapidamente conhecido.

Hoje, é um dos termos mais populares na Comunidade de Fé Pentecostal. Sentido literal - A palavra “Arrebatamento” no contexto da Escatologia Cristã é procedente do verbo grego “Harpazo”, que significa tirar com rapidez e de forma inesperada, significa também raptar, tirar a força, levar de repente, transladar.

Quando o Novo Testamento foi traduzido para o latim optou-se pelo vocábulo raptuz, originando-se do verbo “Raptare” comporta os seguintes significados: tirar, arrancar, tomar das mãos alguma coisa de forma violenta.

Definição Bíblica - Teológica: o Arrebatamento, por conseguinte, é a retirada brusca; inesperada e sobrenatural da igreja deste mundo; afim de que seja transportada a regiões Celestes, onde unir-se-á eterna e plenamente com o Senhor Jesus.

A essa doutrina dedica-se o Novo Testamento dois capítulos: 1Co.15 e 1Ts.4 .

Nesta passagem descreve Paulo a transladação sobrenatural dos santos; naquela mostra, como nossos corpos serão transformados.

O evento constituir-se-á num dos maiores milagres de todos os tempos, por abranger de maneira simultânea diversos fatos que estarão a desafiar todos os precedentes históricos, científicos e lógicos do conhecimento humano.

Quando Se Dará o “Arrebatamento”

Muitos são que interpretando extravagantemente alguns textos isolados das Escrituras Sagradas, ousaram marcar a “Volta de Cristo”. Além de se decepcionarem, caíram em descréditos.

Hoje servem-nos eles como advertência: ‘Não devemos especular com as coisas que Deus em sua inquestionável soberania, reservou apenas para si’. (Lc.21:34 e At.1:7).

O tempo do Arrebatamento: A Bíblia é clara e não admite tergiversações (tergiversar - procurar rodeios); o Arrebatamento dar-se-á a qualquer instante. Jesus Cristo virá como o ladrão na noite. (1Ts.5:4 e 2Pe.3:10).

Vigiemos, pois, para que este dia não nos surpreenda.

Uma das “Bem-Aventuranças” do Apocalipse é endereçada justamente aquele que se acham vigilantes á espera de Jesus: “Eis que venho como ladrão. Bem Aventurado aquele que vigia e guardam as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja mais suas vergonhas” (Ap.16:15). “Virá o Senhor Jesus de improviso, e surpreenderá a muitos que, ao invés de estarem apercebidos, encontrar-se-ão embriagados com os desvelos e prazeres deste mundo”.


Como Se Dará o Arrebatamento

No momento do arrebatamento ocorrerão três fatos simultâneos (ou seja, que ocorre ou é feito no mesmo tempo que outra coisa):

1- Os mortos ressuscitarão primeiro e encontrarão o Senhor nos ares. (1Ts.4:16b)

2- Os crentes vivos serão transformados e seremos Arrebatados e encontraremos o Senhor nos ares. (1Ts.4:17)

3- Deus irá quebrar uma de suas leis; a lei da gravidade, e a Igreja subirá.

Porque o Mesmo Senhor

{1Ts.4:16}

O mesmo Senhor que foi crucificado e morto, que ascendeu ao céu, que está ao lado do Pai.

O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus.

Esta trombeta mencionada em Tessalonicenses é a trombeta do Arrebatamento; a de apocalipse é de Juízo e Julgamento.

Pois o mesmo Senhor descerá com Grande Brado; a voz do Arcanjo, a voz de Trovão, voz de Capitão, voz de General.

O Escritor da Carta aos Hebreus faz menção das duas vindas de Cristo, a primeira é Corporalmente (Jo.1:14) e a segunda é de forma Glorificada. No capítulo 9 versículo 28 diz: “Assim também Cristo oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos aparecerá segunda vez sem pecado aos que esperam pra Salvação”.

A expressão ‘sem pecado’ está se referindo ao corpo físico. O Escritor quis dizer que Cristo viria na segunda vez com o corpo totalmente glorificado.

Á quase dois mil anos atrás Cristo veio para tirar nossos pecados; agora Ele virá pra levar os salvos para estar com Ele no “Céu de Glória”.

Iremos comparar a diferença da primeira vinda de Jesus quando Ele se humaniza com a segunda vinda Dele em Glória.

Na primeira vinda Ele veio em um corpo de humilhação, corpo abatido, corpo de pecado, corpo este o qual Ele se encontrava limitado.

Na segunda vinda Ele virá em estado de Glória e Honra; em corpo Glorioso e Incorruptível; corpo este que não estará sujeito a tempo, espaço.

Na primeira vinda Ele veio como Cordeiro para morrer, e como Cordeiro Ele foi levado ao matadouro e não abriu a sua boca.

Na segunda vinda Ele virá como Soberano para reinar.

Na primeira vinda Ele apareceu montado num jumentinho e entrou em Jerusalém.

Na segunda vinda Ele aparecerá montado num cavalo branco.

Na primeira vinda, Cristo recebeu dos homens uma coroa de espinhos.

Na segunda vinda Ele voltará coroado de Glória e Honra.

Na primeira vinda Ele veio como Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo.

Na segunda vinda Ele virá como Leão da Tribo de Judá.

Na primeira vinda Ele foi açoitado com vara.

Na segunda vinda Ele virá com vara de ferro sobre as nações ímpias.

Os 66 livros da Bíblia falam da vinda de Jesus 1845 vezes.

Os 39 livros do Antigo Testamento mencionam 1527 vezes.

Os 27 livros do Novo Testamento mencionam 318 vezes.

Dos 27 livros 26 deles falam da vinda de Jesus, apenas um fala por inferência:

JESUS VOLTARÁ!!!

O apóstolo Paulo teve uma Revelação Divina e escreveu a Tito no capítulo 2 versículo 13; este é o único versículo do Novo Testamento que cita o Arrebatamento e a manifestação: “E aguardando a Bem-Aventurada esperança e o aparecimento da Glória do Grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Bem-Aventurada esperança é o Arrebatamento da Igreja. O aparecimento de Glória do Grande Deus é a manifestação.

Neste versículo nós vemos claramente a diferença nas duas fases da vinda de Jesus.

É bom deixar bem claro que nesta vinda dar-se-á em duas fases e não duas vindas segundo a orientação Bíblica.

Iremos mencionar a diferença das fases:

 Arrebatamento – Jesus virá nas nuvens. (1Ts.4:16)

 Manifestação – Jesus virá sobre o monte. (Zc.14:4,5)

 Arrebatamento – Jesus virá para a Igreja.

 Manifestação – Jesus virá com a Igreja.

 Arrebatamento – Haverá alegria. (1Jo.3:2)

 Manifestação – Haverá tristeza. (Mt.24:30)

 Arrebatamento – Jesus virá como Advogado que nos defendeu. (1Jo.2:1,2)

 Manifestação – Jesus virá como Juiz e julgará com justiça. (Sl.9:8 e Ap.19: 11.15)

 Arrebatamento – Será secreto. (Mt.24:36,43)

 Manifestação – Será pública. (Ap.1:7)

 Arrebatamento – Os incrédulos serão deixados. (Mt.25:1,13)

 Manifestação – Os incrédulos serão destruídos. (Mt.25:41,46)

 Arrebatamento – O anti-Cristo entra no cenário mundial.

 Manifestação – O anti-Cristo sai do cenário.

 Arrebatamento – Jesus virá como Estrela da Manhã. (Ap.22:16) {Igreja}

 Manifestação – Jesus virá como Sol da Justiça. (Ml.4:2) {Israel}

 Arrebatamento – Jesus virá como um ladrão.

 Manifestação – Jesus virá como um relâmpago.

 Arrebatamento – Jesus virá como Senhor da Igreja.

 Manifestação – Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores para o mundo.



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