01 dezembro 2010

Introdução a Escatologia Bíblica - Prt. 3

 Por isso que o Apóstolo São Paulo escrevendo a Timóteo exorta que o obreiro “... deve manejar bem a palavra da verdade” (2Tm.2:15).

Iremos fazer um exame usando a Hermenêutica e a Exegese deste texto:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.


1º. “Procura apresentar-te a Deus aprovado...” no grego é Spondadzo, que significa apressar-se, ser zeloso, ser urgente, fazer todo o esforço.

2º. Aprovado no grego é Dokimos que significa, ou que dá o sentido de indicar, a genuinidade do metal das moedas, e indica também aprovado através de tribulação ou testes.

3º. Obreiro no grego é Ergates, trabalhador, obreiro. A ordem neste versículo é fazer tudo quanto estiver ao teu alcance, fazer tudo quanto for necessário para obter a aprovação de Deus à tua vida, trabalhando e ministrando como líder da igreja.

4º. A Deus - é Deus quem deve aprovar-nos. Ele nos testa como o metal de uma moeda é aquilatado. Deus julga a qualidade do tinido do nosso metal. (1Co.9:27)

5º. Se envergonhar - No grego é Anepais Chuntos, forma primitiva de Epaischunomai = envergonhar-se, ter pejo (pudor, timidez). “Se um trabalhador estiver mal preparado fazendo um serviço mal feito, terá de envergonhar-se de sua obra”. Da mesma forma um obreiro.

6º. Manejar bem - no grego é Ortlotomeo que literalmente significa cortar reto, talvez esta metáfora tenha sido inspirada pelas atividades dos lavradores que aram em linha reta.

7º. Palavra da verdade significa todas as páginas do Novo Testamento.

3) Causa que traz dificuldade:

a) Conhecimento Bíblico desordenado:

 Há crentes em nossas Igrejas portadores de uma admirável sabedoria Bíblica, mas, infelizmente por falta de um estudo sistemático desses assuntos o conhecimento deles é anel só, solto, sem seqüência e desordenado.

 Precisamos ter pelo menos uma base sólida das doutrinas fundamentais da fé.

4) Ação vergonhosa de falsos doutrinadores:

Esta é transmitida pelos falsos doutrinadores que semeiam ervas daninhas nas Igrejas. Ex.: “Árvore tomada pela erva de passarinho”.

Há pelo menos oito grandes doutrinas escatológicas a seguir descriminadas:

1. A doutrina da morte e do estado intermediário estuda a morte como um agente, como um ato e como um estado.

2. A doutrina dos juízos:

 O juízo dos pecados da humanidade - O homem é julgado como pecador.

 O juízo do crente pelo crente - Nesse juízo o homem é julgado como filho de Deus. O resultado desse auto-julgamento do crente é ser isento do castigo da parte do Senhor. (1Co.11:31,32)

 O juízo das obras do crente (2Co.5:10) - Ele é julgado como servo.

 O juízo de Israel durante a grande tribulação - O resultado é que o remanescente será salvo.

 O juízo das nações viventes - Algumas nações serão poupadas e outra não.

 O juízo do diabo e seus anjos.

 O juízo dos ímpios falecidos (Ap.20:11,15) - Conhecido como Juízo Final.

3. A doutrina das ressurreições - Há dois tipos de ressurreição, as dos justos e as dos injustos havendo um intervalo de mil anos (Dn.12:2 e Jo.5:28,29).

4. A doutrina da vinda de Jesus - Ela abrange o Arrebatamento, o Juízo da Igreja; as Bodas do Cordeiro, a ceia das Bodas do Cordeiro, a Grande Tribulação.

5. A doutrina do milênio.

6. A doutrina de revolta de Satanás.

7. A doutrina do eterno estado perfeito.

8. A doutrina das dispensações e alianças da Bíblia - A Bíblia trata de sete dispensações e oito alianças entre Deus e o homem, inclusive das eras Bíblicas, dos tempos Bíblicos e dos dias Bíblicos.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...