22 novembro 2010

Introdução a Escatologia Bíblica - Pt. 2

Disse Jesus na oração do Pai Nosso: “Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu...” (Mt.6:10). “Pai se for possível, passa de mim esse cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt.26:39).

Retornando ao pensamento anterior, este Eterno Plano é acionado pelo seu poder: “... já dantes fiz isso e já desde os dias antigos o formei...” (2Rs.19:25)


Em Escatologia Bíblica estudamos parte deste plano principalmente “... as coisas que brevemente devem acontecer...” (Ap.1:1).

Existem algumas dúvidas e confissões em relação a esta doutrina principalmente por muitos não saberem distinguir os eventos Bíblicos que ocorrerão.

A pessoa mais interessada que os servos de Deus venham estudá-las é o nosso adversário; pois ele tem soprado em muitos ouvidos que o livro de Apocalipse é difícil de se entender.

Mas existem outras razões pela qual há tantas dificuldades; vou citar as principais:

1) Falta de afinidade do crente com o ‘Espírito Santo’. Daí a falta de “introspecção” espiritual {introspecção é a observação dos propósitos, pensamentos ou sentimentos}. Foi o Espírito Santo quem inspirou as Santas Escrituras, e é Ele quem as revela: “Vos ensinara todas as coisas...” (Jo.14:29).

Em 1Co.2:10,14 nos mostra claramente que estas faltas de afinidade nos trás prejuízo, pois é o Espírito Santo de Deus que nos revela grandezas, verdades e até o caráter de Deus. E nesta mesma carta no capítulo 3 nos revela também as três classes de homem analisado pela ótica Bíblica ou de Deus:

a) O Homem Natural: este é aquele que ainda não recebeu a verdade Salvadora de Deus.

b) O Homem Carnal: este é aquele cuja verdade de Deus conhece, mas não vive; pratica atos de rebeldia contra Deus conscientemente.

c) O Homem Espiritual: este é o homem ideal; é aquele vive, pratica e que o Senhor Jesus assemelhou-o ao homem prudente em Mateus 7:24 ao 27.

A Bíblia Sagrada, como citamos antes, foi produzida pelo Santo Espírito. E não pense que vai entender sem a sua ajuda, ou seja, de nada serve o seu grau de instrução se não tiveres a iluminação direta do Espírito Santo.

Ele é o Interprete Real das Escrituras. Ele conhece até mesmo as profundezas de Deus (1Co.2:10,14).

2) As causas da dificuldade em entender a Doutrina das últimas coisas são:

a) Falsa aplicação do texto Bíblico nos seus variados aspectos:

 Falsa aplicação quanto aos povos Bíblicos, quanto ao tempo, quanto ao lugar, quanto ao sentido do texto e quanto à mensagem do texto.

 Sem este conhecimento podemos distorcer e até mesmo mudar o propósito real do Autor.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...