13 novembro 2010

Introdução a Escatologia Bíblica

A Escatologia Bíblica é o estudo dos eventos que estão para acontecer, segundo as escrituras.

É chamada Bíblica, no nosso caso, porque ela pode ser extra-Bíblica, ou seja, informações extraídas de fontes que não seja a Bíblia.

O termo escatologia é derivado do grego; é a junção de duas palavras: Eschatos que significa “último”, este primeiro elemento encontra-se no texto de apocalipse 1-17 “Eu sou o primeiro e o último”; e Logia que significa tratado, estudo de um conjunto de idéias.
Um exemplo que aparece este elemento é: 1Co.16-1 “Quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei as Igrejas da Galácia”. Aqui a tradução de coleta significa logia, pelo fato da coleta ser uma ou conjunto de muitas ofertas.

Então Escatologia é o estudo ou tratado das últimas coisas. Esses fatos que estão acontecendo, e vão acontecer, são parte do eterno plano divino através dos séculos. Esse plano é revelado nas Escrituras através de muitas passagens. Ex.: “Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor” (Ef.3-11). O termo “eterno propósito” significa “eterno plano de Deus”.

O que Deus planejou, projetou para humanidade que foi corrompida pelo pecado; será estabelecida, concluída. Jó em seu livro disse: “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedidos” (Jó.42-2). A nova versão internacional descreve: “Sei que podes fazer todas as coisas nenhum dos teus planos pode de ser frustrado”.

Satanás, o pecador e a desobediência não pegaram a Deus de surpresa, desprevenido. No livro de Apocalipse 13-8 diz: “... o cordeiro havia sido morto antes da fundação do mundo”; Deus em sua Presciência (conhecimento de antemão) tem pleno conhecimento do futuro. (Exemplo: Jr. 1:5 “Antes que te formaste” e Is.45:1 “Ciro meu servo”, o Senhor chamou Ciro de servo 150 anos antes dele nascer.)

Outro texto que podemos abordar é Isaías 46:10 “Que desde o princípio anunciou o que há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade”. Uma palavra aos que professam a Teologia da Prosperidade e a Confissão Positiva.

A vontade que prevalece é a sua e não: Eu decreto; Eu determino; Eu profetizo; Eu não aceito e etc...

Continua.......

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...