13 setembro 2011

As Portas de Jerusalém - Parte 1

As Portas de Jerusalém

Introdução: No Antigo Testamento, as portas das casas e das cidades eram de ferro, de madeira ou de cobre (I Sm 4:18, At 12:10-13). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo para negócios, processos judiciais, conversas, passatempos (Gn 19:1, Dt 17:5, Rt 4:1-12, II Sm 15:2, II Rs 7:1, Jó 29:7, Pv 31:23, Am 5:10-12). Essas portas tinham conselhos e escritórios junto a elas. Eram de dois batentes, cerravam-se com fechaduras e ainda com barras de ferro.
As cidades importantes eram muradas e tinham uma ou mais portas que eram de máxima importância para a sua segurança. Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se encontrava junto às portas que começaram a ser sinônimo de lugar público. Para os Hebreus, a porta era como a ágora dos gregos e o fórum para os romanos.

Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas, quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada. Deus ama as portas antigas e gloriosas de Jerusalém, porque protegem a cidade santa e a guardam em paz e segurança (Sl 24:7-9, 87:2, 147:12 e 13).

1)    Porta Do Vale - Ne 2:13.

 "De noite saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão, e para a Porta do Monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, ue estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo."

Significado: Lugar por onde saíam as impurezas, representando que a Cidade Santa deveria estar sempre limpa.

"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Mt 12:34 e 35.

Esta porta representa a limpeza que devos fazer em nosso coração, pois para que o Espírito de Deus habite em nós, é necessário que a nossa vida esteja no altar de Deus.

Como ramos da videira que produzem frutos bons, é necessário que sejamos constantemente limpos para que venhamos a produzir mais fruto ainda. Daí a importância de estarmos com o coração aberto para que o Senhor purifique a nossa vida.

2)    Porta Da Fonte (águas) - Ne 2:14.

 "Passei à Porta da Fonte, e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava."

Significado: Simboliza a bênção divina constantemente a brotar da nascente.

 "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." Jo 4:14.

 A Porta da Fonte representa para nós a necessidade da presença do Espírito Santo, porque assim como no deserto a água é um elemento indispensável para a vida, o Espírito de Deus é fundamental para o sustento de nossa alma. Por isso é importante que nós estejamos buscando esta fonte que é Jesus, pois Ele nos dará água da vida, que é o Espírito Santo.

 "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti ó Deus, suspira a minha alma." Sl 42:1.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...