02 outubro 2011

As Portas de Jerusalém - Parte 2

3)    Porta Das Ovelhas (gado) - Ne 3:1.

"Então se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes seus irmãos, e reedificaram a Porta da Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhes as portas, e continuaram a reconstrução até à Torre dos Cem e à Torre de Hananeel."

Significado: Por ser a única porta consagrada, era a mais importante. Representava a expiação dos pecados de Israel.

 "Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os Seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca." Is 53:5-7.

Esta porta representa o sacrifício perfeito de Jesus pela humanidade, ensinando que devemos morrer para o mundo, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal, pois devemos com Ele morrer, para que também com Ele tenhamos a vida eterna.

4)    Porta Do Peixe - Ne 3:3.

"Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta do Peixe; colocaram-lhes as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."

Significado: Simboliza a dedicação de pescadores ao trabalho de proclamar as boas novas de salvação.

"Caminhando junto ao Mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão chamado Pedro, e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores. E lhes disse: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens." Mt 4:18 e 19.

Representa para nós a preocupação de pregar o evangelho para toda a criatura, pois os peixes representam as almas sedentas que estão no mundo e nós somos chamados como pescadores para levá-los ao Reino de Deus.

5)    Porta Velha - Ne 3:6.

"Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodias, repararam a Porta Velha; colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."

Significado: Representa a tradição e a história falada dos Hebreus, mantendo as gerações informadas acerca de sua origem, da sua proteção miraculosa da parte do Deus vivo, do Deus de Israel que os escolhera para serem o Seu povo.

"Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e os farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a temer-Me todos os dias que na Terra viverem, e as ensinarão a seus filhos." Dt 4:9 e 10.

Simboliza para nós a responsabilidade que temos de passar para os nossos filhos os mandamentos que Senhor nos deu, fazendo-os conhecer o que Deus tem feito por nós e orientando-os a obedecer a Sua Palavra.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22:6.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...