13 novembro 2011

As Portas Jerusalém - parte 3

6)    Porta Dos Cavalos - Ne 3:28.
"Para cima da Porta dos Cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua."
 Significado: Simboliza as batalhas e lutas.
 "Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?
É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo quem morreu, ou antes, Quem ressuscitou, o Qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm 8:31-39.
 A Porta dos Cavalos representa na nossa vida as lutas que enfrentamos diariamente. Sendo que a maior destas lutas é contra a nossa carne, pois ela milita contra o espírito com a intenção de nos afastar de Deus, sendo que em pecado fomos concebidos e o nosso coração tende para o mal.
7)    Porta Oriental - Ne 3:29.
"Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa, e depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda da Porta Oriental."
 Significado: Representa a volta do Senhor Jesus.
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as núvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." 1 Ts 4:16 e 17.
Esta porta por representar a volta do Senhor, significa que devemos estar prontos para o grande dia do arrebatamento, onde iremos nos encontrar com o Senhor nos ares. Devemos estar firmes no Senhor, pois Ele nos garante: "Sê fiel até á morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap 2:10.
8) Porta Da Guarda - Ne 3:31.
"Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos servos do templo e mercadores, defronte da Porta da Guarda, até ao eirado da esquina."
Significado: Guardar e vigiar.
Devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele, vigiando e orando em todo o tempo, para que não venhamos a cair em tentação, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.
Conclusão:
 1)    Literalmente, as portas apontam para a posição geográfica na rota de acesso que ligava a cidade em diferentes partes.
 2)    Profeticamente, apontam para as atividades e compromisso que cada cristão deve ter para com Deus.
 3)    Espiritualmente, cada porta ilustra responsabilidade e dedicação desempenhadas por cada cristão.
 4)    Historicamente, sugere a idéia de superabundância, que provém de uma raiz hebraica - engordar ou desfrutar.
 Que ao estudarmos sobre os significados de cada porta possamos receber preciosas lições para a nossa vida espiritual.
Autor: Herlon Charles V. Carvalho é Presbítero na Assembléia de Deus em Via Isabel, Superintendente da Escola Dominical, Professor de Discipulado e atua como Professor de Teologia, lecionando nas Cadeiras de: Teologia Sistemática, Hermenêutica, Geografia Bíblica, Pneumatologia, Paracletologia, Heresiologia, Apologia, Doutrinas Bíblicas e Ética Cristã.
Contatos: herloncharles@live.com/ herloncharles.blogspot.com/ 2597-9280/ 7669-8494/ 8842-6870.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...