I 1 – Introdução
O que é Escola Dominical?
Iniciaremos o nosso estudo com uma definição simples e objetiva do que vem a ser a Escola Dominical: “A ESCOLA DOMINICAL É O POVO DO SENHOR, NA CASA DO SENHOR, NO DIA DO SENHOR, ESTUDANDO A PALAVRA DO SENHOR”.
A Escola Dominical é a fase presente da instrução bíblica que tem atravessado os séculos e chegada até nós nos dias de hoje.
Em tempos bíblicos não havia uma instituição organizada como temos hoje, mas o primeiro fundamental, o do ENSINO BÍBLICO determinado por Deus ao seu povo já era evidente.
II – O Ensino nos tempos Moisés
A importância do Lar – Os pais eram responsáveis pelo ensino da revelação divina no lar. O lar era de fato e de direito uma ESCOLA onde os filhos aprendiam a TEMER e AMAR a Deus.
Ref: Dt 6:7; 11:18,19; 31:12,13.
III – O Ensino nos dias dos Sacerdotes, Reis e Profetas de Israel
Os sacerdotes, além do culto divino, tinham a responsabilidade do ensino da Lei. II Cr. 15:3; Jr. 18:18; Dt. 24:8; I Sm 12:23.
Os reis quando piedosos aliavam-se aos sacerdotes na promoção do ensino bíblico. II Cr. 17:7-9.
IV – O Ensino durante o cativeiro babilônico
Os judeus, agora no exílio, privados do seu suntuoso templo em Jerusalém, instituíram as SINAGOGAS, as quais eram usadas como escola bíblica, casa de cultos e escola pública.
V – O Ensino no Pós-cativeiro
Quando o povo voltou do cativeiro houve um grande avivamento espiritual entre os judeus. Esse despertamento teve origem numa intensa propagação da Palavra de Deus e inclui um vigoroso ministério do ensino bíblico.
O Cap. 8 do livro de Neemias dá um relatório de como era a escola bíblica de então:
Vs 2 – Esdras era o “superintendente”
Vs 3,8 – O livro-texto era a Bíblia.
VS 3 – O horário das aulas.
Vs 4 – Treze “auxiliares” ajudavam a Esdras na direção dos trabalhos.
Vs 7,8 – Outros treze seriam como professores, ministrando o ensino.
VI - O Ensino nos tempos de Jesus
Jesus foi o grande Mestre. Lc 20.1; Mt 4:23 e 9:35.
A quem e onde Jesus ensinava:
- Nas sinagogas. Mc 6.2
- Em casas particulares. Lc 5.17; Mc 2.1
- No templo. Mc. 12.35
- Nas aldeias. Mc. 6.6
- Às multidões. Mc 6.34
- As pequenos grupos e individualmente. Lc 24.27; Jo cap. 3 e 4.
O ministério de Jesus era tríplice. Ele ENSINAVA, PREGAVA E CURAVA.
Pela pregação ele anunciava as boas novas de salvação; pelo ensino edificava a fé dos que criam e pelos milagres manifestava o Seu poder e glorificava o Pai.
VII – O Ensino nos dias da Igreja
Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos continuaram a ensinar. At 5.41,42.
Apóstolo Paulo, um grande ensinador:
- Em Antioquia, um ano ensinando. At 11.26
- Em Éfeso, três anos ensinando. At. 20.20,31
- Em Corinto, um ano e seis meses ensinando. At. 18.11
- Seus últimos, um ano e seis meses ensinando. At. 28.31
A FASE ATUAL
A ESCOLA DOMINCAL MODERNA
O seu fundador foi o jornalista inglês e evangélico Robert Raikers, de 44 anos, redator do Gloucester Journal, em 20 de Julho de 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra.
Raikes foi inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir compaixão pelas crianças de sua cidade que perambulavam pelas ruas entregues à delinqüência, ociosidade e ao vício sem qualquer orientação espiritual. Ele que já há quinze anos trabalhava entre os detentos das prisões da cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor, afim de que não fossem também parar na cadeia. Procurava as crianças em plena rua e em casa dos pais e as conduzia ao local das reuniões. O início do trabalho não foi fácil. Enfrentou algumas oposições por parte da igreja. Seu jornal foi a coluna forte na defesa e apoio, publicando séries de artigos sob o título A Escola Dominical, que eram produzidos nos jornais londrinos.
Entre 1780 e 1783 foram fundadas sete escolas dominicais só em Gloucester, tendo cada uma 30 alunos em média. Em 1784 a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados.
Para meditar: Zc 4:10
A Escola Dominical no Brasil
Teve seu início em 19 de Agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, RJ. Seu fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa D. Sara P. Kalley, da igreja congregacional. Eram escoceses.
Influência dos crentes que vinham nas expedições francesas (1557) e holandesas (1630).
Observações Importantes
A Escola Dominical nasceu como um movimento entre as crianças.
A posição de Jesus quanto à criança. Mc 9.36. No meio da Igreja, no centro da sua atenção, interesse e cuidado.
O Brasil, e porque não dizer, o mundo defronta\-se hoje com problemas espirituais, sociais e morais semelhantes aos que precederam a fundação de Escola na Inglaterra, mormemente no que tange à delinqüência juvenil e desagregação da família.
Objetivos da Escola Dominical
1º - Ensinar a Bíblia;
2º - Ganhar os perdidos para Jesus;
3º - Desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão; e
4º - Treinar o cristão para o serviço do Mestre.
Funções da Escola Dominical
a. É uma organização da igreja;
b. A sua tarefa principal é ensinar a Bíblia;
c. O seu propósito é ganhar para Cristo os perdidos e doutrinar os salvos para serem membros da igreja, amadurecimentos na fé;
d. Aumenta a assistência aos cultos;
e. É um meio excelente para desenvolver o caráter cristão na atitude e na prática;
f. Trabalha efetivamente em favor dos lares cristãos;
g. Une os membros no trabalho da igreja;
h. Dá oportunidade de alistar membros na mordomia cristã através da cooperação financeira à igreja;
i. Seu privilégio é alistar membros para missões; e
j. A sua obrigação é alcançar todos quanto possível, a fim de receberam todas essas bênçãos.
No Brasil, o Dia da Escola Dominical é comemorado no 3º Domingo do mês de Setembro.
Bibliografia
1- Silva, Antonio Gilberto da – Manual da Escola Dominical. 5ª Ed C.P.A.D., 1981.
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