09 julho 2008

As Dimensões da Fé



De ‘Aman’ vem à palavra hebraica ‘Emun’ (fé) que é usada em Dt. 32:20 como lealdade; em Êx.18:21 como verdade.
A palavra Amém, no português, também é derivada de ‘Aman’, como em Nm. 5:22 (amém,amém).
No Novo Testamento, a palavra grega ‘Pistis é traduzida por fé e sua idéia central é a de plena persuasão, ou convicção fundamentada no ouvir, como em Romanos 10:17. ‘’De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus’’.
No Evangelho de João, introduziu suas declarações com a expressão dupla ‘’Amém, Amém. Nas versões em português é traduzida variegadamente por ‘’Na verdade, na verdade’’.
Fé: está relacionada à nossa relação íntima de nosso espírito com o nosso mestre. É a nossa confiança nele para nos salvar completamente.
Fidelidade: a fé em Cristo resulta em total compromisso do Cristão com seu salvador. Nos une a Ele em completa lealdade (1Jo. 2:6).
Fidelidade é um atributo da Trindade.
Fé é o fundamento da fidelidade e das outras virtudes que compõem o fruto do Espírito.
A nova vida em Cristo deve ser de fidelidade e sinceridade, em contraste com a velha vida pecadora.
A palavra ‘Fé’ no Novo Testamento é ‘Pistis’ e aparece cerca de 232 vezes.
Segundo alguns estudiosos existem algumas definições de fé, o qual estaremos abordando de forma simples:
Fé natural:
Este tipo de fé é inerente a nossa natureza humana, ou seja, todos nós nascemos com ela. É a capacidade natural de crermos. Costumo dizer que é uma das faculdades do espírito humano. Está relacionada ao raciocínio humano. È a fé que usamos no nosso dia a dia. Está fé habita no homem natural (sem Deus).

Fé Salvífica
Esta fé é dada ao coração pela Palavra de Deus ungida pelo Espírito Santo (At.16:30, 31). São Paulo escrevendo aos Romanos diz: ‘’ E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo’’ (Rm. 10:17-ARA). O Espírito Santo gera está fé no coração daquele que não rejeita a mensagem do Evangelho e o aceita de bom grato. A Palavra de Deus tem está propriedade – produzir fé.

Fé Viva ou Ativa
Esta fé nos mantém confiando em Deus, pouco importando o que aconteça, porque estamos seguros nEle. Ela nos impede de sermos vencidos por nossas provações. Está fé Pr. Antonio Gilberto à chama de Fé mantenedora ou santificadora. No Salmo 23.4, Davi diz: ‘Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,... (ARA); aqui vemos o retrato desta fé ativa ou viva, as adversidades não tiravam a confiança de Davi em Deus, muito pelo contrário, a verdadeira fé em Deus sobrevive as mais intensas calamidades (Jó.19:25).

Fé como Crença
Aquilo que é crido ou o conteúdo da crença é chamado de fé pessoal (Atos 6:7).

Fé como Dom ou Dom da Fé
Está fé é um dom sobrenatural do Espírito Santo. É um dos Dons de poder, trata-se de uma confiança extraordinária, especial que faz com que a pessoa tenha uma crença, pontual, além dos limites do imaginário e que mediante esta confiança, realiza coisas que estão além do alcance de nossa imaginação humana.

Fé como Fruto
Esta fé é revelada por uma qualidade ou atitude de probidade (integridade de caráter), está vinculada ao nosso caráter e conduta de fidelidade.

Fé Servidora ou Fé que Serve
Esta fé é sempre uma questão pessoal, e assim, um crente desempenha o seu serviço ao Senhor, segundo a medida da fé;

Obs: este trabalho foi desenvolvido para atender a turma de Novos convertidos do ano de 2007 da Assembléia de Deus em Vila Isabel.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...