O Espírito Santo é uma Pessoa
Muitos ignoram que o Espírito Santo realmente é uma pessoa. Eles acreditam que o Espírito Santo seja uma influência ou um sentimento avivado (uma emoção).
Por incrível que pareça, há lideres que não sabem que o Espírito Santo não se manifesta em carne, e isso, não significa que não seja uma pessoa. Tal idéia confunde corpo com personalidade. Deus, o Pai, é uma pessoa, Deus o Filho, é uma pessoa, e já o era mesmo antes de sua encarnação. E, Deus, o Espírito Santo, também é uma pessoa.
É bom esclarecer que uma pessoa é qualquer ser que tenha a capacidade para: pensar, sentir, exercer vontade, e agir. Os anjos os seres humanos, e até mesmo Satanás são pessoas. E não é necessário ter um corpo físico para ser uma pessoa. O rico, nas chamas do Inferno, podia fazer tudo isso, embora seu corpo estivesse numa sepultura na superfície da terra (Lc. 16).
O Espírito Santo é uma pessoa distinta e separada de Deus Pai (Rm. 8:27; 1Co. 12:11; Gn. 4:6), porém não é independente de Deus Pai (Gn. 1:2; 1Co12: 4-6). Eis um grande mistério da Trindade, pois a carne e a mente não discernem a Deus.
Características de uma pessoa:
Volição: vontade própria;
Sensibilidade: sentimento, Ele ama, entristece;
Razão: entendimento, fala, guia;
A Bíblia usa pronome pessoal em relação a Ele; ”Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiara (“ Jo”“. 16:13)” – ‘‘Quando Ele vier convencerá o mundo” (Jo. 16:8).
A Bíblia confere-lhe atributos de uma pessoa: o Espírito Santo tem vontade: “O mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1Co. 12:11).
O Espírito Santo conhece: ”Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito Santo” (1Co. 12:11).
A Bíblia atribui ao Espírito Santo, atividades pessoais: ”ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar” (Jo. 14:26).
O Espírito penetra todas as coisas (1Co. 2:10); penetra ou prescuta (conhecimento exato); o Espírito fala a Igreja: (Ap.2:7).
O Espírito Santo tem sentimento: “não entristeçais o Espírito Santo... (Ef. 4:30); “mais eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles (Is. 63:10).
Podemos mentir para Ele: ‘’Então disse Pedro: Ananias porque encheu Satanás teu coração para que mentisse ao Espírito Santo (At.5:3).
Mediante o uso de pronomes pessoais e o tratamento recebido, as escrituras provam que o Espírito Santo é uma pessoa.
Se o Espírito Santo é uma pessoa divina, e, no entanto, é desconhecida ou ignorada como tal, está sendo privado do amor e da adoração que lhe são devidos. Se por outro lado, entretanto, Ele é apenas uma influência, uma força ou um poder que emana de Deus, estaríamos praticando idolatria ou falsa adoração.
Títulos do Espírito Santo
Os nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem é Deus o Espírito Santo. Embora o nome ‘’Espírito Santo, não ocorra no Antigo Testamento, vários títulos equivalentes são usados, são eles:
Espírito de Deus ou do Senhor (ou de Yaweh):
um dos significados de Yaweh é aquele que cria ou que faz existir, isto nos revela que o Espírito Santo estava ativo na criação, conforme nos mostra Gênesis 1:2 – Espírito de Deus (heb. Ruach ’elohim). São Paulo escrevendo aos Corintos 1Co. 3:16 diz: “Não sabeis que o Espírito de Deus habita em vós”. Aprendemos através deste título que o Espírito Santo tem íntima relação com o Pai, no que concerne ao nosso bem estar espiritual e a nossa segurança. Esse nome retrata o Espírito Santo como alguém que procede da parte de Deus. Ele é o poder e a energia pessoal da divindade.
Espírito de Cristo:
Esse nome mostra a relação a relação do Espírito Santo com o Messias, o ungido de Deus. Ele é tanto a unção como aquele que unge.
“Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm. 8:9). Isto significa que o Espírito é dado em nome de Cristo; o seu trabalho especial é glorificar o Filho de Deus (At.16:7).
Espírito Santo:
A ênfase aqui recai sobre a santidade. O nome, portanto, indica sua natureza santa. O Espírito Santo compartilha dos Atributos Divinos, igualmente ao Pai e ao Filho, sendo a qualidade mais gloriosa: a sua Santidade.
A designação, Santo afirma que nele reside com predominância total do Espírito Santo, o fogo abrasador da Pureza e da Santidade do Deus Onipotente. O Espírito Santo descobre e condena o pecado.
O Espírito é a Santidade personificada, se nós permitirmos cumprir este ministério particular, sentiremos a sua ação divina iluminando, expondo e detestando em nós as vaidades e tudo o que é fútil, induzindo-nos ao mesmo tempo a santidade de Deus.
Hoje o Espírito Santo é o agente na santificação. Esse título aparece 94 vezes no Novo Testamento. Romanos 1:4 Ele é o Espírito da Santificação.
Espírito de Vida:
A vida que Jesus prometeu aos seus servidores nos vem através da Agência do Espírito Santo. Por Ele são destruídos os poderes do pecado e da morte; e pela virtude Dele recebemos cura para nossas enfermidades (Rm. 8:2). Ele não é somente o Espírito vivo, mas, também é o Espírito que transmite a vida.
Espírito de Adoção:
É mediante o testemunho do Espírito Santo em nossos corações que nos sentimos habilitados como filhos de Deus, e com direito a sua herança (Rm. 8:16) “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.
O Consolador:
O mesmo vocábulo grego aqui traduzido é o mesmo termo para Advogado, ao referir-se a Cristo em 1 Jo. 2:2. O termo significa:” Chamado para o lado de’’ ou ainda ‘’Quem aparece em defesa de”; como faz um advogado em um tribunal humano. Mas também está envolvido o pensamento de fortalecedor, isto é, alguém que dá vigor e torna forte. Portanto, é exibida uma relação extremamente pessoal nesse nome. Em linguagem comum, poder-si-ia interpretar assim: “um que fica ao nosso lado a fim de ajudar”. No grego é Paracletos, alguém que pleiteia a causa de outrem.
Outros nomes:
1) - O Espírito do Deus Vivo (2Co. 3:3);
2) - O Espírito do Senhor Deus (Is. 61:1);
3) - O Espírito do vosso Pai (Mt. 10:20);
4) - O Espírito de Jesus Cristo (Fl.1:19, 20);
5) - O Espírito de Jesus (At.16:7);
6) - O Espírito de Seu Filho (Gl. 4:6);
7) - O Espírito de Ardor (Is. 4:4, 5);
8) - O Espírito de Súplicas (Zc. 12:10);
9) - O Espírito da Promessa (Ef. 1:13, 14);
10) - O Espírito de Verdade (Jo. 15:26);
11) - O Espírito da Graça (Hb. 10:29).
0 comentários:
Postar um comentário