27 julho 2011

Introdução a Pneumatologia: Parte Final

ll- Os Diferentes Dons Citados na Bíblia:

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co. 12:1).
Os Dons são como que faculdades da Pessoa divina operando no ser humano.

Deus Pai concede aos homens os Dons naturais; Deus Filho, equipa Igreja com Dons Ministeriais (Ef. 4:8-11); Deus, o Espírito Santo, capacita a Igreja com a manifestação dos Dons Espirituais para a sua edificação (1Co. 12:7-11).


Abaixo temos uma lista de diferentes Dons na Bíblia, para uma melhor compreensão:



1)     Dons Naturais: são dotes que possuímos desde que nascemos. Ex: cantar, falar e etc... .



2)     Dom do Espírito Santo: a palavra Dom no Novo Testamento às vezes aparece no singular, referindo-se à entrada do Espírito Santo na vida do pecador arrependido, mas também pode referir-se ao batismo no Espírito Santo como em Atos 2:4, 38;



3)     Atos 10:44-46. A palavra Dom vem do grego charisma que significa, um Dom pela Graça. O Batismo com o Espírito Santo é um Dom (At.2:38).





4)     Dons do Espírito Santo: (1co. 12:7-11). A palavra dons indica as distintas manifestações do Espírito Santo na vida da Igreja. São capacitações sobrenaturais do Espírito para fortalecer, prevenir e edificar os crentes em Cristo. São os meios pelos quais os membros do corpo de Cristo são habilitados e equipados para realização da obra de Deus.



5)     Dom de Deus: (Jo4: 10). Refere-se á dádiva suprema do amor divino, que foi o seu filho Jesus para realização da obra de Deus.



6)     Dons de Cristo: (1Co. 12:5- Ef. 4:11-13). São os Dons Ministeriais, entre á igreja para o aperfeiçoamento dos Santos.

lll- Propósitos dos Dons Espirituais:

a)- Glorificar a Deus (1Pe. 4:11- 1Co. 14:25- Ap.4:11);

b)- Aperfeiçoar, edificar e conduzir o crente à maturidade espiritual (Ef. 4:11, 12- 1Co. 14:12, 26); de forma processual e escatológica;

c)- Habilitar o crente, como despenseiro da graça de Deus, para o serviço cristão (1Pe. 4:10, 11).

lV- A Trindade na concessão dos Dons Espirituais (1Co. 12.4-6)

a)- diversidade de Charisma (dons) e Phanerosis (manifestações) do Espírito (v.4);

b)- Diversidades de Diakonia (serviço) do Senhor (v.5);

c)- Diversidade de Energemata (operações) do Pai (v.6).

Os versículos 1-11 de 1Coríntios 12 demonstram a diversidade de Dons (Charismata), serviços (diakonia e realizações (Energemata), porém a ênfase está na única procedência:...’’A manifestação do Espírito é concedida a cada um... ’’... Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas cousas, distribuindo como lhe apraz, a cada um, individualmente’’.

V- Distinção entre Manifestação e Dom

Nem toda pessoa que recebe uma manifestação do Espírito Santo, como as especificadas no texto de 1Co. 12.8-10, pode dizer que tem este ou aquele Dom. Em determinados momentos, o Espírito se manifesta usando uma variedade de pessoas para fins específicos. Senão, vejamos: Uma pessoa pode, numa ocasião especial, receber uma palavra de conhecimento ou discernimento de espíritos somente para edificação dos irmãos.

Assim, não podemos afirmar que ela recebeu o Dom da palavra de conhecimento ou de discernimento de espíritos. Foram apenas manifestações do Espírito para aquele momento.

Um exemplo é o que Paulo escreve em duas ocasiões diferentes. Em 1Coríntios 12.11, diz que o espírito ‘’realiza todas as coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente’’. Paulo está querendo dizer que essas manifestações são dadas pelo Espírito, como Ele quer e a quem quer dar! Entretanto, ao escrever sobre os Dons, o mesmo Paulo diz: ‘’Segui o amor, e procurai com zelo os Dons espirituais, mas principalmente o de profetizar ‘’ (1Co. 14:1). Onde está o equilíbrio, pergunto. Num texto ele diz que o Espírito distribui a quem Ele quer, e noutro, nos orienta a buscar com zelo os Dons espirituais! Parece haver conflitos, mas na verdade não há. Basta entendermos as manifestações e os Dons. Enquanto manifestações, o Espírito Santo usa o direito que tem de distribuí-los ‘’como ele quer, a cada um, individualmente’’. Na esfera dos Dons, podemos buscá-los para o serviço dos santos.

Vl- Classificação dos Dons Espirituais

a)- Apesar das controvérsias suscitadas nestes últimos dias acerca da quantidade de Dons descritos nas Escrituras, não somos escusados de frisar que, a discussão, por vezes, se mostra infrutífera.

Uns crêem que os Dons são apenas vinte e cinco. Alguns reduzem aos nove alistados em 1 Coríntios 12:8-10, certo estudioso trinta, outro vinte e cinco, e ainda aqueles que admitem que existam Dons não mencionados nas Escrituras, e assim por diante. Se não existe acordo a respeito da quantidade de Dons, não esperamos alcançar unidade na classificação destes. Alguns os classificam em ’’miraculosos’’ e ‘’não miraculosos’’. Na verdade, o importante não é a classificação dos Dons, uma vez que isto cumpre apenas uma função didática, mas quais são e como operam para o crescimento e aperfeiçoamento do corpo de Cristo, a Igreja.

b)- Nas Escrituras neotestamentárias encontramos três listas de Dons. São elas: romanos 12:6-8, 1Corintios 12:12: 8-10, 28-30 e Efésios 4:11.

c)- Retirando os Dons que se repetem nestas listas, encontramos vinte e dois Dons. Mas há aqueles que consideram a relação de Ef. 4:11, não como cinco dons ofícios, mas quatro, considerando os dois últimos, pastor e mestre, como uma única função, pastor-mestre, A classificação poderia também sofrer alterações caso se entenda o ofício do profeta (Ef. 4:11). Igual ao daquele que é possuído ou possui o Dom de profecia, apesar de alguns reconhecerem uma interdependência entre eles. Como já perfilamos, esta controvérsia depende de diversos fatores. Vejamos, portanto, os Dons descritos nas Escrituras:

1)- Dons de Realizações:

Fé (1Co. 12:9);

Curas (1Co. 12:9);

Milagres (1Co. 12:10, 28);



2)- Dons de Governo:

Presidir (Rm. 127);

Administrar (1Co. 12:28);   

3)- dons de Socorro:

 Ministérios (Rm. 12:7);

 Socorros (1Co. 12:28);

Misericórdia (Rm. 12:8);

4)- Dons Ministeriais:

Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestre (Ef. 4:11)

5) - Dons de Revelação:

Palavra da Sabedoria (1Co. 12:8);

Palavra da Ciência (1Co. 12:8);

Discernimento de Espírito (1Co. 12:10);

6) - Dons de Elocução:

Profecia (1Co. 12:10);

Variedade de Línguas (1Co. 12:10);

Interpretação de Línguas (1Co. 12:10);

7) – Dons Didáticos:

Ensino (Rm. 12:7);

Exortação (Rm. 12:7).

Classificação dos Dons listados em 1Coríntios 12:1-11:

1 - Dons de Revelação:

 Palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.

·     Palavra da Sabedoria: Capacidade sobrenatural  para resolver questões de problemas difíceis, agir, e saber em várias circunstâncias  (João. 4:24 – 1Rs. 3:26).

·     Palavra da ciência: é o conhecimento de fatos tanto do passado, presente ou futuro (Lc. 5:8 e 10 – João. 4:17). A palavra da ciência é uma revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de sua vida, para socorrer e manifestar sua glória e conhecer as profundezas e os mistérios de Deus (1Co 2: 9,10).

·     Discernimento dos espíritos: é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo que permite conhecermos a natureza e o caráter dos espíritos. Ajuda a separar o falso do verdadeiro e a intenção do coração do homem (At.5:1-5 – 1Co. 14:29 – 1Jo. 4:1).

2 - Dons de Poder:

Fé, dons de curar e operação de maravilhas.

·         Fé: implica na capacitação espiritual e sobrenatural, que conduz o crente a confiar em Deus, a fim de realizar proezas em nome do Senhor. Ela movimenta os Dons de curar e de operações de maravilhas (Mc. 9:23 – Hb. 11:1).

·         Dons de curar: são concedidos como uma solução divina capaz de amenizar o sofrimento humano, através da fé em Jesus Cristo. A Bíblia apresenta os métodos no uso dos Dons (At.9:33, 34 – Mc. 8:23).

·         Operações de maravilhas: Fogem as limitações humanas; são superiores e inexplicáveis. Deus usa da forma que Ele quer as leis e forças por Ele criadas (Mc. 4:41 – Mc. 11:20).

3 - Dons de Elocução:

Profecias, variedades de língua e interpretação de línguas.

·     Profecia: é falar aos homens em nome de Deus, com finalidade de edificar, exortar e consolar.

Existem três fontes de profecia: espírito humano, espírito imundo e o Espírito Santo.

Não é um método humano de adivinhar a sorte e prever o futuro e nem de tornar realidades os desejos dos crentes (1Cr. 17:1-4 – Ez. 13:1-8).

·     Variedades de línguas: é o poder de expressão vocal em línguas desconhecidas ao que fala, jamais estudadas ou aprendidas por quem a pronuncia. São Línguas dadas a certos indivíduos e capazes de ser interpretadas por outro dom igualmente sobrenatural.

·     Interpretação de línguas: complementa o dom de variedades de línguas e deve seguir a esta manifestação para a Igreja ser edificada (1Co. 14:13, 18, 28, 39,40).

     

Bibliografia:



Bíblia de Estudo Pentecostal

Bíblia de Estudo Shedd

Bíblia de Estudo Almeida

Manual Halley

O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo – Stanley M. Orton

Novo dicionário da Bíblia – edições Vida Nova

Dicionário teológico Cpad – Pr. Claudionor de Andrade

Nos domínios Espírito Santo – Estevão Ângelo de Souza

Palestra em Teologia Sistemática – Dr. Thiessen

Introdução a Teologia Sistemática – Pr. Eurico Bergsten

Títulos e Dons do Espírito Santo – Estevão Ângelo de Souza

Quem é quem na Bíblia – Editora Vida

Novo testamento versículo por versículo – Dr. Champlim

A Santíssima Trindade – Pr. Eurico Bergsten

Doutrinas Bíblicas – Pr. Raimundo de Oliveira

Doutrinas Bíblicas – Stanley M. Orton

Dicionário Vine – W. E. Vine – Merril F. Unger – Willian White Jr.

Verdades Pentecostais – Pr. Antonio Gilberto.



Autor: Herlon Charles V. Carvalho

Presbítero da Assembléia de Deus em Vila Isabel

Contato: 2597-9280 – 7669-8494 – 8842-6870

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...