10 junho 2008

Desobediência: Um Mal que devemos fugir.

Texto: Jonas 2:3 '' Levanta-te, e vai à grande cidade de Ninive, e prega contra ela a pregação que eu te disse.''

Introdução: A cidade de Ninive geograficamente estava localizada a leste do setentrional Rio Tigre, e distante aproximadamente 960km de Israel; era uma viagem de 3 mêses nos tempos antigos. Era uma das cidades mais antiga do mundo estabelecida por Ninrode (Gn.10:11). Calculava-se que sua população era de 600 mil habitantes aproximadamente.
Religiosamente os habitantes de Ninive eram conhecidos como uma raça sensual e cruel, que vivia de saques e orgulhava-se dos montes de cabeças humanas que traziam de violentas pilhagens de outras cidades.
Fortificaram-se com um muro interno e outro externo: o muro externo tibha 96km de extensão, 30 metros de altura e uma largura suficiente para 3 carroças conduzidas lado a lado, também havia por muro intervalos: 50 torres de 60 metros de altura para o serviço de vigilançia realizado por sentinelas. É neste contexto que Jonas é convidado a exercer seu ministério de Profeta de Jeová.
Mas Jonas se recusa a obedecer o mandato do Senhor, e jonas compra sua própria passagem a caminho da rota da desobediência.

Jonas foi movido por alguns preconceitos que o levaram a fugir literalmen te de sua missão ordenada pelo Senhor. Vejamos alguns preconceitos:

Preconceitos Políticos: Os ninivitas eram velhos inimigos de seu povo. em A Assíria em 722 a.C, invadiu Samaria pelo governo de Zargão II. Por causa desta invasão Assíria, os Samaritanos se tornaram mais tarde inimigos dos Israelitas, devido a mistura dos Samaritanos com os povos pagãos.

Preconceitos Raciais: Os ninivitas eram gentios e não pertenciam ao povo escolhido. Jonas, assim, como os demais judeus eram altamente preconceituoso e altamente nacionalista; o pensamento era que Jeová era monopólio dos judeos.

Preconceitos Religiosos: Um povo tão perverso, tão mau, não podia e nem devia ser perdoado. Como se a escolha de Jeová fosse pelos méritos ou qualidade naturais.

Em Jonas Aprendemos:

A Fugir da desobediência. Porque Deus é:

1- Soberano e sempre realiza sua vontade - mesmo que você tenha que viajar de ''Peixe''; e hoje o peixe que Deus usa pode ser um hospital e qual outro meio, não por vingânça, mas por amor a você.

2- É impossível qualquer tentativa para fugir de Deus.
Sl.139:7 '' Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face. Onde nós formos os olhos do Amado está sobre nós, não adianta tentar se esconder, pois seus olhos são como chama de fogo (Ap.); até as nossas obras feita nas trevas Ele ve.

3- Quando nos tornamos desobedientes levamos maldição onde quer que estamos. Os marinheiros no navio, foram afligidos por causa de Jonas. Bem verdade é que eles precisavam reconhecer quem era o Deus verdadeiro.

4- O caminho da desobediência sempre nos coloca em enrascadas.
O exemplo disto foi que o próprio Jonas foi lançado no mar.
Jonas agora estava no mar da confusão, mar da vergonha, porque ao ser descoberto, foi envergonhado.

5- Mais aprendemos também que Deus é amoroso para com o pecador, sempre dando uma oportunidade.
Ele esta disposto a fazer qualquer coisa para não te perder. E a maior prova disto é que Ele enviou seu Filho para nos resgatar do estômago do Pecado, das garras do diabo e do mar da desobediência.

Bibliografia:

BEP- Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia shedd;
Minhas anotações.

Nos laços do Calvário

Herlon Charles

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...