08 junho 2008

Estudos Bíblicos

Linguagem de Figuras, uma ferramenta importante

Quando estudamos Hermenêutica, que são as leis e princípios de interpretação das Sagradas Escrituras, que é uma das disciplinas da teologia Exegética, aprendemos a importância de um bom intérprete da Bíblia, fazer uso correto das ''linguagem de figuras'', pois elas auxiliam na verdadeira interpretação Bíblica. Figuras de
linguagem ou retórica são recursos linguiísticos empregados pelo literato para expressar de modo concreto suas idéias, evocando algum tipo de imagem real, comparação, ou de correspondência entre as palavras e o pensamento. a Bíblia possui muitas figuras de linguagem, citaremos algumas, mas, torna-se necessário ressaltar que as figuras de linguagem não se limitam apenas a estas que iremos classificar:

Metáfora - emprego de um termo que associa a outro, mostrando a característica de uma pessoa ou coisa. (Jo.6:35; Jo.10:9; Ap.22:15; Sl.71:3; 1Tm.3:15)

Sinédoque - figura pela qual se emprega o todo pela parte ou a parte pelo todo. (At.24:5; Cl.1:23)

Hipérbole - figura que realça um pensamento por meio do emprego de expressão exagerada. (Jo.21:25; Sl.6:6)

Prosopopéia - personificação de coisas inanimadas (Is.55:12; Sl.19:1-3; Sl.85:10; Pv.1:20-33)

Metonímia - emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade (Lc.16:29; 1 Co.11:26)

Paradoxo - proposição, idéia ou opinião aparentemente contraditórias. (Mt.8:22; 10.39; 23:24; Lc.18:25; 2Co.4:18)

Pleonasmo - repetição da mesma idéia, isto é, redundância de significados (Jo.11:43; 1Rs.19:11; At.14:10)

Ironia - expressão que exprime, aparentemente, o contrário (2Co.11:5,13-15; 1Rs.18:27;Jó: 12:2)

Símile - expressa semelhança por meio da palavra ''como'' (Ap.1:10-20; Is.40:31)

Símbolo - objeto ou coisa que representa verdades espirituais (Ap.5:5; Is.53; 1Pd.2:4,5; Lc.4:18; Jo.7:37-39; At.2:2,3; Hb.12:29; Ef.1:13; 2Co.1:22)

Tipo - metáfora que aponta para o futuro. Pode ser uma pessoa, um objeto, um animal, etc. Tipos humanos de Cristo: Adão, Abel, Isaque, José, Jonas e etc. Tipos não humanos de Cristo: a arca de Noé, Cordeiro Pascal, Tabernáculo e etc. E assim por diante

Herlon Charles v. Carvalho



Testemunho Cristão: A vida de Cristo em nós



`Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou´(1Jo 2:6).

Introdução: Neste trimestre fomos presenteados com lições não somente que aumentão o nosso currículo teológico, mas, principalmente, com devocionais que nos exorta de forma tão sublime a termos uma visão correta do cristianismo prático e claro de uma teologia que precisa estar viva em nossas atitudes diárias, tanto em nossos devocionais como em nossas atitudes para com aqueles que nos cercam.

Definição: Testemunha;' pessoa chamada a assistir a certos atos autênticos ou solenes: pessoa que é chamada a depor sobre o que viu ou ouviu; pessoa que da testemunho do que viu e do que ouviu. “Testemunho” é palavra que vem do latim “testimonium”, cujo significado é “depoimento, declaração”. “Testemunho” é “ato ou efeito de testemunhar”; “declaração, depoimento de uma ou mais testemunhas”; “demonstração cabal, plena; prova”; “afirmação fundamentada; depoimento, comprovação”.
Conforme o Dicionário Vine (p. 1020), “testemunho” deriva-se do grego marturion, como ocorre em At 4.33, At 7.44; Tg 5.3 e 2 Ts 1.10. Pode-se referir a mensagem proclamada ou ensinada, como também às evidencias materiais, visíveis ou atitudis, relacionadas aos fatos anunciados. Simplificando, dar testemunho cristão significa viver de conformidade com a Palavra de Deus.

O Cristão e o Seu Testemunho

Cada crente deve ser uma testemunha autentica do Senhor Jesus, daquilo que Ele fez para todos os homens e daquilo que Ele fez para a própria testemunha. Todo cristão precisa ter como prioridade o seu testemunho, mas do que qualquer outro serviço, pois a aprovação do mesmo depende de nossas atitudes e de nossa procedência diante da comunidade em que vivemos.
Estamos vivendo dias, onde valoriza-se mais os dons do que o fruto propriamente dito; com isso muitas confusões tem surgido e muitos escândalos.
Precisamos ter uma vida irrepreensível para com os homens e diante de Deus para sermos reconhecidos como verdadeiros cristãos.

Testemunho no Lar

O que todo cristão deve ter em seu lar é: exemplo, exemplo, exemplo. Olhando para os exemplos bíblicos, podemos extrair a vida de Abraão, pois, o mesmo deu testemunho a seu filho Isaque, de como ser um adorador, Abraão, na verdade era um homem que erguia altar. Isto, fica bem claro principalmente no epísodio do Moria (Gn.22), onde percebemos a familiaridade de Isaque com os sacrifícios.''Onde está o cordeiro'', ele estava acostumado a ver seu pai Abraão adorar. mas, não posso ignorar que Abraão vacilou quando deixou ser levado por cirscunstância e não por princípios. A fome era grande e Abraão com medo dos Egípcios mentiu, ao dizer que Sara era somente sua irmã. Vamos ver este mesmo episódio acontecer na vida de Isaque, ele usa do espediente da mentira como seu pai.
O que quero dizer com isso; estamos convivendo com pessoas que em casa são verdadeiras vitrinas de mal exemplos para os filhos e verdadeiros terrorrista para com suas esposas. Muitos estão como Naamã, cheios de honrarias do lado de fora, mas dentro de casa são leprosos. Cobram de seus filhos moralidades, mas os mesmos não possuem nenhuma. Precisamos ser exemplo, como foi o falecido da viúva de 2Rs.4 1-7, ele morreu, mas deixou exemplo a ponto dela dizer ao homem de Deus: ''meu marido teu servo, morreu e tu sabia que ele temia a Deus''. A esposa dava testemunho de seu marido. Que Deus nos conceda graça para sermos exemplos dentro de nossa casa.

Testemunho na comunidade (vizinhos)
"Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos...'' (2Rs.4:3).
O bom relacionamento desta viúva com seus vizinhos facilitou para que o milagre da provisão do azeite acontecesse. Me desculpe, mas eu vou falar. Hoje estamos vivendo um fenômeno que nada tem de avivamento e sim de aviltamento, onde pessoas se dizem estarem cheias do Espirito Santo, e com isso, são promovedoras de movimentos, ou seja, de pulação dentro das igrejas (não todas), mais na comunidade em que vivem não se dão com os vizinhos, não são testemunhas de Cristo, pois não demostram o amor de Deus para com aqueles que estão envolvidos nas trevas; crentes que compram e não pagam, se metem em confusões, trazendo dificuldades para a proclamação do evangelho, transformando-se em pedras de tropeços. O exemplo onde moramos é promordial, não podemos manter um bom relacionamento com Deus e não manter com o próximo. Eliseu, quando passava por suném, deixou a marca de seu testemunho, a ponto de uma mulher rica declara: ''este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus...''(2Rs.4.9); qualidades que devem ser vista em nós.

Testemunho na Igreja

Em todos os ambientes é fundamental darmos testemunhos, sei que existe um pensamento formado que na Igreja todo mundo é crente, só que existem alguns que nem na igreja conseguem disfarçar, pois a única coisa que sabem fazer é trazer dificuldades para a obra de Deus. São Paulo escrevendo aos Corintios no capítulo 3, ele diz: ''(v.1)E eu irmãos, não pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo...(V.3) porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura carnais...''; pessoas que são verdadeiros instrumentos do diabo, para trazer divisão, contenda, semear descórdia, verdadeiros inimigos do evangelho.
precisamos ser exemplo para os fiéis em tudo, como disse São Paulo a Tito: ''Em tudo te dar por exemplo de boas obras...''(Tt.2:7).

Exemplos dos fiéis:

Sinceridade na palavra: Mt.5:37; não podemos ter duas palavras, duas caras, duas roupas. Procurar ser sincero em tudo, ou seja, sermos guiados por princípios e não por circunstâncias.

Exemplos no trato: 1Ts.4:11,12; 1Tm.4:12; aqui fala de cordialidade, educação, respeito e consideração entre os irmãos, coisas que tem fugido de nossos
púpitos e de nossas reuniões. O que temos vivenciados é verdadeiros ringues de disputa. Deixa eu falar. Pessoas que desejam que a outra morra para ele ou ele assumir o lugar do outro. Vivemos guerras de pregadores (com todo respeito ao responsável pelo evento dos gideões, sei que o sentimento do pastor responsável é sério, seu trabalho digno de louvor, mais os pregadores, se reunem para se decladiar uns com os outros, quem pregar mais, quem conhece mais e por ai em diante), guerra de missionárias em muitas Igrejas, onde uma quer ser mais vaso, profetiza, do que a outra. Disputa de Igrejas por horários nobres na televisão, oferecendo um evangelho capenga, deficiente, que ensina ao crente somente pensar nas coisas desta vida, diferente do que o nosso Mestre ensinou (Mt.6:33).
Vivemos um evangelho onde os nossos púlpitos estão cheios de divorciados, pessoas que casam e descasam na maior naturalidade, como se fosse uma coisa normal. Costumo dizer onde prego, que hoje é pecado falar contra pecado.
Mas, graças a Deus que ainda existe muito servos de Deus que estão lutando como o Pastor da Igreja de filadélfia, que mesmo tendo pouca força, tem guardado a Palavra de Deus, não tem negado a fé. (Ap.3:7,8).

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16)

“Portai-vos de modo, que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”. (1 Co 10.32).

Nas escrituras temos exemplos a seguir: Abel, na adoração; Enoque no andar com Deus; Noé no serviço (cento e vinte anos pregando prego na arca, sem murmurar e sem fazer corpo mole).

Que Deus fale melhor a cada coração.

Herlon Charles V. Carvalho
Diácono da Assembléia de Deus em Vila Isabel (RJ).

Nos laços do calvario!

Bíblia de estudo Pentencostal
500 sermões bíblicos - Coprint gráfica e editora. Pr. Gilamar Santos
Mnhas anotações.

2 comentários:

Unknown disse...

o estudo foi muito bom pois eu queria um sobre o arrebatamento da igreja a pas do senhor.
Diac Ricardo.

Unknown disse...

não deixe a radio por que o estudo é muito importante.
Você ira colocar apostila que voce anuncia na radio nos estudos?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...