21 junho 2008

A Igreja que Jesus sempre desejou


Texto: Atos 2:42 ao 47 ''...(v.46) E, perseveravando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singileza de coração...''.


Introdução: Neste domingo (22-06-2008), estaremos estudando sobre A União Cristã, o Vínculo da Perfeição, assunto tão importante, pois o a Igreja depende desta comunhão para o seu bem estar espiritual e para o seu desenvolvimento como a agência de Deus aqui na terra. Estamos vivendo dias de conflitos em todas as esferas da sociedade, e a Igreja por ainda esta neste mundo tem sofrido ataques do diabo, que, usando de todas as armas tem conseguido influênciar alguns que vivem na carne. Pois o Apóstolo dos gentios (São Paulo), escrevendo aos Corintos disse: havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais...''(1Co.3:3).


Definição: A palavra ''Comunhão'' segundo o dicioário Vine é koinõnia, ''tendo em comum'', ''sociedade'', companheirismo''. É assim, usado acerca: das experiências e interesses comuns dos cristãos (At.2:42; Gl.2:9). No latim é comunicare, sentimento de unidade que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Cristo Jesus. Tendo como vincúlo o amor, a comunhão cristã desconhece distinções, sociais e nacionais. Eis porque choramos com os que choram e alegramos-nos com os que se alegram.


A Igreja que Jesus desejou, era uma Igreja que perseverava na Comunhão v.42:


A comunhão que nós santos devemos viver, e é o ideal de Deus para nós, envolve mais do que uma simples reunião ou uma participação no culto. Ela deve ser vertical, ou seja, devemos gozar de comunhão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Em nossa atualidade, devido ao período chamado de pós-modernidade, onde os valores tem sido invertido e principalmente com o relativismo e o secularismo, nossas Igrejas tem (algumas) se contextualizado como nos mostra o texto de Lucas 17:26 ao 30, onde a preocupação é só o lazer, o prazer, o materialismo o humanismo e toda sorte de ''ismos''. Deus não é mencionado no v.28, nem o casamento, pois tudo já foi banalizado devido ao sistema mundano que também quer tomar conta de nossas igrejas, trasformando-as apenas em associações e clubes de encontro e entretenimento. Dentro deste período, não valorizamos mais a comunhão, isto é coisa do passado, pra se conhecer a Deus basta freguentar os bancos acadêmicos e nada mais. Oração acompanhado de jejum e quebrantamento, para muitos é coisa do passado. Dá muito trabalho orar, o negócio agora é exigir de Deus, decretar, profetizar e dizer a Ele o que aceitamos ou não.

Mais a Igreja que Jesus desejou é aquela que continua a seus pés, como aquele pastor da Igreja de Filadélfia (Ap.3:8), tinha pouca força, mais também não tinha negado o Seu nome, isto nos mostra que este pastor gozava de comunhão com Deus, mesmo em tempos difíceis.


Mas, tambem a Igreja que Jesus desejou é aquela que goza da comunhão horizontal, ou seja, entre os irmãos. Aqui, torna-se mais difícil de explicar porque, de onde deveria sair o exemplo para os de fora,(temos gastado o nosso tempo tão precioso, tempo este que deveria ser usado no evangelismo, missões e outras atividade que trousesse benefício para o Reino de Deus) temos nos envolvido em confroto e discórdias entre os irmãos.


O nosso texto usado como base mostra uma Igreja no princípio que gozava de uma verdadeira comunhão entre os irmãos, e esta comunhão não se limitava somente dentro da Igreja, era extensivas as casas. Cada crente se comovia com a situação do seu companheiro. tudo era dividido, o egocentrismo não imperava, e nem era uma realidade.


Havia comunhão no local de culto:


Os irmãos se amavam e se preocupavam uns com os outros. Propriedades eram vendidas e depósitadas aos pés dos apóstolos (v.45).


Havia comunhão entre os irmãos do Ministério:


Perseveravam na doutrina dos apóstolos no plural, mostrando que não havia disputa entre eles para saber quem era o melhor ou o maior. Hoje, nossos eventos é para promover disputas entre os pregadores, cantores e por que não dizer ensinadores também.


Havia comunhão nas casas v.46:


A internet tem tirado esta comunhão. Os orkut's da vida, tem roubado o tempo da família. São poucas as que sustentam ainda o ''Jantar na mesa'', o ''culto doméstico''. A harmonia no lar tem sido descartada pelas novelas, desculpem, mais não posso deixar de falar de uma emissora que se diz evangélica (tem nome de vivo, mais esta morto) que seus programa não tem nada de diferente do mundo.


O segredo para se viver uma vida vitoriosa é a Comunhão com Deus e com os irmãos.


Bibliologia:

Bíblia Pentecostal;

Dicionário de teologia da Cpad;

Vine.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...