04 julho 2008

As Doenças do nosso século

Introdução: Estamos iniciando mais um trimestre, e mais uma vez Deus nos surpreendeu usando a instrumentalidade humana (Pr.Wagner dos Santos Gabi). É um tema bastante atual, bem se tratando da Bíblia já dizia o Pr. Bily Gran '' a Bíblia é mais atual do que os jornais do dia.

Neste Domingo (06-07-2008), estaremos estudando sobre o tema supracitado. Acredito que seremos orientados a luz da Palavra de Deus.
A proposta deste breve comentário é de ajudar aos leitores a compreender as causas de doençãs que tem alcançado muitas pessoas, e por que não dizer muitos de nós.

''Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempo trabalhosos ...'' (2Tm. 3:1-9).

Vivemos dias onde temos sido bombardiados com tantos modismos na área teológica, tantas aberrações doutrinárias, o misticismo tomando conta dos nossos púlpitos, a verdade sendo maquiada pelo relativismo. Vivemos um EVANGELHO HEDONISTA, um evangelho onde o que se valoriza o ter em vez do ser (ser servo, ser humilde, ser crente e ser ...etc.). Estão prometendo o que Deus nunca prometeu como já tinha vaticinado Jeremias (Jr.5:31). o Evangelho da Ganãncia iludindo e frustando à muitos que só possuem uma visão mercantilista, materialista e humanista do Evangelho, trazendo trastornos emocionais, psicológicos e espirituais.

Doenças na Área Intrapessoal:

Algumas dessas enfermidades são internas, ou seja, no coração (centro de vida, e não coração como orgão) do homem sem Deus:

Orgulho e Vaidade:

A palavra Orgulho no grego é ''Alazonia ou Alazoneia é traduzida em 1Jo.2:16 por ''Soberba ''; "soberbos"; "arrogantes" (ARA/NVI), do grego hyperēphanoi, ou seja, altivos, "arrogantes". A preposição hyper significa "acima de" e "além de". Trata-se de alguém que se considera acima ou superior aos outros.

A palavra Vaidade no grego é Mataiotes, que significa '' vacuidade quanto a resultados'', cognato de ''Mataios'' que significa '' destituidos de resultado, sem resultado''.
São sentimentos que já existiam no tempo do Apóstolo São Paulo, mais devido á expressão usada por ele no versículo primeiro '' "últimos dias", do grego eschatais hēmérais. Expressão usada para descrever tanto o final da era da Igreja como também os acontecimentos escatológicos após o arrebatamento (note o verbo no futuro indicativo "sobrevirão"). No contexto da epístola, o tempo que antecede a primeira fase da Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
"Tempos trabalhosos"; "tempos difíceis" (ARA); "tempos terríveis" (NVI), do grego kairoi chalepoi. Em muitas passagens o vocábulo kairós designa um tempo pré-determinado na vida humana (Gl 4.10; 6.9), e nos planos divinos (Ef 1.10; 1 Tm 4.1), mas neste texto refere-se a um tempo de crise, violento, perigoso, como descreve a palavra grega chalepós (difícil; duro, perigoso; horrendo).
Estes sentimentos tem sido cada vez mais cativado em nossos dias, onde a busca pela satisfação pessoal tem levado muitos a esse fracasso. Desde a antiguidade o homem sempre desejou destaque, podemos ver isso no culto ao deus sol, no Egito, onde Faraó, era adorado, sendo ele mesmo considerado um deus. O egocentrismo é uma realidade até em nossos púpitos, onde já possuímos pessoas que se consideram semi-deuses (alguns não falam, mais suas atitudes os denunciam).

Egoísmo e Avareza

"homens amantes de si mesmos"; "homens egoístas" (ARA/NVI), do grego anthrōpoi phílautoi. As três traduções seguem literalmente a expressão grega, uma vez que o vocábulo phílautos significa tanto egoísta, egocêntrico como também "aquele que ama a si mesmo" – trata-se de um adjetivo verbal composto (phílos e autos) Esse é o primeiro termo procedente do adjetivo phílos (devotado, amigo; amor), o próximo, ainda no versículo 2, é philárguroi (avarentos), e no versículo 4, é philēdonos (amante dos prazeres). A característica singular dos homens dos últimos dias é o egoísmo, o egocêntrismo – a principal doença do narcisista. O egoísta é exclusivista, presunçoso, vaidoso – fontes de todos os outros adjetivos maus dos últimos dias.
"avarentos" (ARC/ARA/NVI), do grego philárguroi, adjetivo verbal composto. Literalmente "amante do dinheiro", "amante da prata" e, por extensão, avarento. Um outro termo grego que descreve o avarento nas páginas do Novo Testamento é pleonektēs, isto é, pessoa cobiçosa, avarenta, ambiciosa (1 Co 5.11; Ef 5.5), antônimo de aphilárgyros, ou seja, "não amante do dinheiro", "não avarento" (ver 1 Tm 3.3; Hb 13.5). A recomendação bíblica é que o crente se "guarde de toda e qualquer avareza" (Lc 12.15). A avareza é um pecado que se opõe à generosidade (2 Co 9.5); é obra da carne, idolatria (Cl 3.5), e um atributo dos falsos mestres e pregadores itinerantes da Palavra de Deus (2 Pe 2.3,14). O avarento é um transtorno para a sociedade, e na igreja é um estorvo.

São sentimentos exclusivistas, onde o propósito é de tudo girar em torno de sí. Mais uma vez digo que o evangelho da bolsa de valores é que tem sido uma plataforma de projeção desta ideologia de vida, ou filosofia carnal de vida.

Incontinência:

Esta palavra no grego é ''Akrasia'' que denota '' Falta de poder'', ''falta de controle''. Aqui temos mais um mal que tem caracterizado nossos dias, e uma causa das causas é justamente a pessoa alimentar seus apetites carnais e seus desejos pecaminosos, permitindo assim serem guiados pela sua natureza.

Doençãs na Área Social:

Desobediência aos pais e ingratidão:

A violência doméstica tem crescido de forma assustadora, filhos não respeitão pais, e pais não respeitão filhos, a sociedade tem a família como uma instituição falida, os orgãos públicos não possuem uma meta segura de planejamento familiar na área da educação. Nossas igrejas não possuem estruturas, onde os páis possam ter um suporte de auxílio na educação de seus filhos, claro que não estamos tirando aqui suas responsábilidades, mas, sim mostrando que a Igreja precisa investi mais em Palestras sobre o assunto.

Desamor e Crueldade:

Temos visto em noticiários o retrato do descaso com o próximo, onde o ser humano tem sido tratado como se fosse um objeto descartável; mães que jogam filhos na lixeira, pais que estrupam seus filhos, mortes cruéis e com toda dose de maldade, é o próprio mal predominando nos corações daqueles que se afastam de Deus.

Dureza de Coração:

"irreconciliáveis" (ARC/NVI); "implacáveis" (ARA), tradução do grego aspondoi, do privativo a e de spondē (libação). No contexto do Antigo e Novo Testamentos, um tratado, geralmente, era confirmado através de uma libação ou oferta aos deuses. Lembre-se do pacto entre Deus e Abraão, firmado por meio de uma libação. Os pactuantes ofereciam um sacrifício aos deuses como forma de confirmação do acordo. Contudo, o termo aspondoi é usado de modo negativo, a fim de referir-se à quebra do acordo ou do compromisso firmado. O sacrifício também era usado com o propósito de apaziguar uma rixa, mostrando o interesse mútuo pelo perdão e pacificação da contenda. O sentido literal do termo avança de seu significado primário à compreensão de que os aspondoi rejeitariam qualquer forma de tratado ou de acordo, sendo irretratáveis e irreconciliáveis. Este pecado motiva toda forma de contenda e desavença, tornando o indivíduo incapaz de perdoar e de receber manumissão. Demonstra também o estado constante de guerra, mágoa e conflito entre os homens no final dos tempos. Crimes hediondos são cometidos por pessoas dessa estirpe maligna e, infelizmente, não poucos cristãos são vítimas desse pecado que combate a comunhão e a unidade entre os santos.

Traição e hipocrisia:

A sociedade convive a todo momento com pessoas falsas e traidoras, não esqueçamos que até o próprio Mestre conviveu com Judas.
Hipocrisia no grego é ''hupokrisis'', denota principalmente ''réplica'', ''resposta'', ''representação'' como os atores falavam em diálogo; por conseguinte, fingimento, hipocrisia.

Aversão ao Bem:

A mídia tem se encarregado de promover a mentira disfarçada de verdade, o mal mascarado de bem, o profano tomando lugar do Santo. É o relativismo com todos os seus ismos invadindo até nossas Igrejas.

Abuso de Poder:

Não podemos esquecer dos abusos na área social, política, militar, como os próprios meios de comunicação tem nos mostrados. Na esfera religiosa, pastores usando da autoridade pastoral, para manipular, ameaçar e até mesmo destratar as ovelhas. Não podemos esquecer o que São Pedro deixou registrado em sua epístola (1Pe.5.1ao3).

Doenças na Área Religiosa:

Nesta última classificação não iremos nos deter, mais temos visto através da própria lição alguns males dos nossos últimos dias. A falta de temor e de reverência tem sido um dos principais problemas nesta esfera. O Materialismo tem destituído o sentimento verdadeiro de muitos cristãos, onde o apego pelas coisas terrenas tem tomado o lugar do sagrado.

Conclusão:

Somente através de uma vida com profundidade com Deus é conseguiremos vercer todos estes sentimentos. A nossa subimissão a Deus e a sua vontade deve estar em primeiro lugar.


Bibliologia:

Bíblia de Estudo Pentecostal;
Comentário da Escola dominical-Pr.Esdras C. Bentho;
Revista EBD-As doenças de nosso século;
Minhas anotações.

2 comentários:

Alcir Ribeiro disse...

Parabéns pelo belo trabalho, continue nesse propósito, mas tenho algumas anotações a fazer:
1)trazendo trastornos (transtornos)emocionais, psicológicos e espirituais; 2)A violência doméstica tem crescido de forma assustadora, filhos não respeitão (respeitam) pais, e pais não respeitão (respeitam) filhos; 3)mas, sim mostrando que a Igreja precisa investi (investir) mais em Palestras sobre o assunto; 4) A nossa subimissão (submissão)a Deus e a sua vontade deve estar em primeiro lugar.
Que Deus continue lhe abençoando e instruindo-o nesta sua vocação.

Alcir Ribeiro

CLAME AO SENHOR disse...

A Paz do Senhor Jesus!irmão Charles,essa lição esta mesmo uma Benção!!!,oxala que todos membros da sede e congregações assistissem a uma aula dessa ,dada por um bom professor,tipo o senhor, e meu pai,sabe?é uma lição rica ,e muito da hora, atualissima! ,tudo a ver com os dias de hoje!!!nossa um vasto campo de assuntos importantíssimos para o amadurecimento e crescimento da igreja.Não desfazendo dos outros professores,não!mais precisa ser bem dada e focar as coisas essenciais e alcançar mesmo o objetivo de cada lição,muito importante,eu não sei se eles se esforçam na mesma medida que vejo o senhor e meu pai se esforçarem pela obra de Deus,torço para que sim,a igreja precisa de homens e mulheres que cuidem do corpo de Cristo,zele por ele,com amor e dedicação a unicamente a obra de Deus e a Ele que é digno de toda honra ,toda glória e todo o louvor.fazendo Cristo brilhar nas nossas vidas,e não querendo brilhar mais que Jesus!,como acontecem com muitos,e isso ta nessa lição bem focalizado!!pq ai é queda!pq a glória Dele ,Ele não divide com ninguem...Amém.tudo a ver com a lição estou amando essa lição leio todo dia com meu esposo,estudamos juntos,vale a pena!quezera eu espandir para o mundo todo tudo que contem nessa lição,todo o ensinamento que nela contem com muito exito, e alcance daqueles objetivos,é essencia,é vida!aleluia!a palavra de Deus ,quanto mais se estuda mais se aprende e mais se desja aprender,é muito gostoso esse alimento,maná dos céus,fica desnutrito quem quer,não é mesmo?fik com Deus,na sta paz.Temos um tesouro nas mãos,e dele não ursufrui quem não quer,pq a palavra de Deus tem muitas e infinitas riquezas pra nós,glória a Deus!estou tentando me organizar melhor para estar na Escola Dominical,sou muito enrolada com os afazeres domesticos,mais Deus ha de me ajudar,meu esposo tem que almoçar e levar marmita as 11:00hs e chega as 2,3hs da madruga,ate que dorme ,ja é 3,4hs,e pega todo dia as 14:00hs,em caxias,eu me enfado com esse horario dele,e ele tb,mais tudo vai se ajeitar,Deus ha de nos ajudar,ore por nós.paz.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...