22 julho 2008

Doutrina do Arrependimento

Continuação.....

O arrependimento também consiste de uma revolução naquilo que é mais determinativo na Personalidade Humana; sendo o reflexo na Consciência da radical mudança operada pelo Espírito Santo por ocasião da regeneração. Ao que se arrepende e Sente tal mudança, esta atitude se reflete no Ódio ao pecado, na Tristeza de pecar, e no Abandono ao pecado, para que se abrace com satisfação ao Evangelho de Cristo. A mente sente tristeza de ter pecado (2Co. 7:10)-(Mt. 27:3, 5)-(Hb. 12:17).


Existe outra tristeza segundo Deus e não segundo o Mundo, que conduz a salvação (2Co. 7:9, 10). Esta tristeza é entendida em Jó. 42:5,6; Sl.51:1,17; Lc.22:62.

O Arrependimento natural é diferente do arrependimento sobrenatural. Muitas vezes na vida do ser humana uma série de atitudes normais, que se subtende como arrepender-se de... haver maltratado alguém, de haver faltado com a palavra, de haver cometido atitudes drásticas que tenha levado alguém a ter prejuízo materiais, emocionais, etc... Mas o arrependimento sobrenatural é oferecido pelo Espírito Santo aquele que se propõe a mudar da prática de pecados contra Deus.

Não pode haver Salvação sem que primeiro venha o arrependimento. João quando começou a pregar, conclamou o povo a arrepender-se (Mt. 4:17). Também os discípulos começaram a evangelizar neste propósito (At.2:38). A necessidade de arrependimento como necessidade de salvação é fortalecida pelo testemunho bíblico. Jesus no momento de sua Ascensão ao céu determinou ‘’ Que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecado de todas as nações’’. A atitude de arrepender-se coloca o homem em condições de receber a benção a salvação.

Daí começa um processo longo e penoso para se chegar ao céu. Paulo também que a alteração na administração Divina da Graça para com o mundo resulta na morte e ressurreição de Cristo, e é assinalada pela ordem dada aos homens: ‘’ Todos em toda parte se arrependam’’ (At.17:30) e se confirma após que seu testemunho dado tanto a Jesus, como a judeus, como a gregos, se completa assim: ’’ O arrependimento para com Deus é a fé em Jesus Cristo’’ (At.20:21).

O propósito do arrependimento Testemunhado por Cristo e os apóstolos tem como finalidade a Remissão de Pecados e a Vida Eterna para todos os crêem (Lc. 24:47)-(At.2:38)-(2Co7. 10)-(At.11:18). Tudo isto confirma que é impossível Salvação sem Arrependimento.

Isto não contradiz que a verdade de que somos salvos pela fé em Cristo. A fé em Cristo vem logo após o ato de se arrepender. A fé traz logo após a Justificação para o que Nascer de Novo. A justificação não representa em si mesma a totalidade da Salvação, e a fé não é a única condição da mesma. Por isto a fé desassociada do arrependimento não é Fé Racional que conduz a Salvação das almas

1 comentários:

ALCIRIMOVEIS disse...

A PAZ DO SENHOR.

CONTINUE NESTE PROPOSITO

Alcir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...