13 agosto 2008

Conversão de Rute


Leitura Bíblica : Rute 1.14-18

''O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus (Rt 1.16)''.

O período dos juízes foi um tempo em que o povo de Israel sofreu muito. Devido à escassez de alimentos, uma família de Belém – Elimeleque, Noemi e os filhos Malom e Quiliom – mudou-se para a terra de Moabe, um povo pagão.

Em Moabe esperava encontrar alívio para o seu sofrimento, mas situação se tornou pior com a morte do chefe da família. Apesar da proibição na Lei de Moisés contra casamentos mistos, os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas, Rute e Orfa.

Passados dez anos, Malom e Quiliom também morreram, deixando Rute e Orfa viúvas. Enfim, tudo estava dando errado naquela família, restando agora três mulheres viúvas e desamparadas.

Nessa situação, Noemi ouve falar que Deus teve misericórdia do seu povo, dando-lhe pão. Resolve então voltar para sua terra; mas o que fazer com suas noras? Noemi insiste com elas que voltem para o seu povo e os seus deuses. Orfa despede-se da sogra com um beijo, mas Rute apega-se a ela, dizendo as palavras que acabamos de ler na Bíblia.

Que declaração magnífica! Tendo sido certamente influenciada pela sua sogra e demonstrando o mais sublime amor filial e lealdade, sem levar em conta o custo pessoal, Rute estava decidida a enfrentar um futuro incerto, num país estrangeiro e talvez hostil.

Ela aceitaria a terra, o povo, os costumes, o cuidado pela sogra idosa e até mesmo o Deus de sua sogra Noemi. Isto é o que se chama de conversão – a disposição de deixar para trás tudo que parecia importante na vida para dedicar-se a Deus e passar a fazer do seu povo.

A partir daí, a vida de Rute tomou um rumo novo e rico em sentido. Que esta seja também a sua disposição, como alguém comprometido em seguir e obedecer ao Senhor.

A vida começa de verdade quando a submetemos a Deus.

Texto de Alcir Ribeiro (meu amigo)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...