23 janeiro 2010

A Glória das Duas Alianças

A Glória das Duas Alianças

Definição do Termo: No Antigo Testamento, encontramos no hebraico bíblico as seguintes palavras para “glória”:

- ‘adar. Glória, magnificência; manto, capa. Esta raiz possui a conotação daquilo que é superior a alguma outra coisa, e que, por conseguinte, é majestoso. O termo pode ser um empréstimo do ramo norte-cananeu. O fenício confirma ‘adar como verbo (ser poderoso) e substantivo (nobre, de classe superior). No ugarítico ‘dr significa classe alta ou poderosa. Esta raiz é frequentemente usada para se referir à glória, à majestade e ao poder de Deus (Êx 15, 1 Sm 4.8, Sl 136.18, Sl 8.1-2, Sl 93.4, Sl 76.4-5).

- hadar. Ornamento, esplendor, honra. O substantivo hadar é associado: 1) à glória da natureza à medida que reflete a bondade de Deus (Lv 23.40; Sl 111.3; Is 35.2); 2) ao homem (Is 53.2; Sl 8.6; 3) às cãs dos idosos (Pv 20.29); 4) à esposa ideal (Pv 31.25); 5) a cidades (Is 5.14; Lm 1.6; Ez 27.10). Com maior frequência o termo se aplica a um rei e à sua majestade real (Sl 45.3; Dn 4.34) ou ao próprio Deus (Sl 29.34; 90.16; 96.6.

- hod. Esplendor, majestade, vigor, glória, honra. Este substantivo é usado como característica ou atributo de um homem (Nm 27.20; Pv 5.9; Dn 10.8, Os 14.7; Jr 22.18), de animais (Jó 39.20; Zc 10.3), de plantas (Os 14.7). Se relaciona também a majestade e à glória de Deus (Sl 8.2; 148.13; 145.4; 104.1; Is 30.30; Zc 6.13).

- kabod. Glória. Esse termo manifesta a beleza imutável do Deus manifesto (Sl 145.5). Sendo assim, kabod assume o sentido de “manifestação visível de Deus (Êx 16.10; 40.34; Ez 9.3). Esse significado ganhou força, ao ponto do termo grego doxa, que nos clássicos latinos tinha a idéia de opinião dos homens, passar a significar algo absolutamente objetivo na LXX e no NT. As manifestações de Deus (de sua glória) se relacionam diretamente com a sua auto-revelação, com o seu desejo de habitar com os homens, de tornar conhecido aos homens o seu esplendor. Seu esplendor e presença real manifestou-se ao máximo em Jesus, o Verbo que se fez carne: “E vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14).
No Novo Testamento, e em especial no texto de 2 Co 3.1-11, nos versículos 7, 8, 9 e 11, o termo utilizado para “glória” é doxa: esplendor, glória, reputação, honra, louvor.

O significado de “pompa”, “poder”, “majestade terrena”, se fundamenta no Antigo Testamento. Acima de tudo, doxa expressa a glória e o poder de Deus (Sl 24.7; 29.3; Is 42.8). Quando aplicada a Ele, não significa Deus em sua natureza essencial, mas a manifestação luminosa da Sua pessoa, Sua gloriosa revelação de Si mesmo.
Glória é manifestação, presença e intervenção objetiva de Deus.

Paulo não está afirmando que a Antiga Aliança não possuía glória (presença de Deus, louvor, honra, poder), mas que a Nova Aliança supera em glória a Antiga Aliança. Na Antiga Aliança Deus manifestou a sua presença para os crentes, na Nova Aliança ele manifesta a sua presença dentro dos crentes.

A Definição do Termo Aliança

Aliança pode ser definida como: “um acordo firmado entre Deus e a família humana, através do qual Ele promete abençoar os que lhe aceitam a vontade e guardam os seus mandamentos. A base das alianças é o amor divino. É um compromisso gracioso da parte de Deus, pelo qual Ele concede-nos favores imerecidos. Pelo que recebemos do Eterno, até parece que as alianças bíblicas são unilaterais. Oferece-nos tanto o Senhor; e, nós, tão pouco a entregar-lhe. Mas, é justamente neste ponto, que a graça revela todo o seu esplendor.”

O Dicionário Bíblico de Wycliffe define aliança como: “um acordo entre duas ou mais pessoas em que quatro elementos estão presentes: partes, condições, resultados, garantias.” Em hebraico, uma “aliança” é determinada pelo termo berit.
As Alianças Bíblicas

1) A Aliança Edênica: Ela condicionou a vida do homem no estado da inocência, Gn 1:28.

2) A Aliança com Adão: Ela condicionou a vida do homem decaído, oferecendo a promessa de um Redentor, Gn 3: 14-21.

3) A Aliança com Noé: Ela estabeleceu o princípio do governo humano e assegurou a continuação da vida sobre o planeta, Gn 9:1-17.

4) A Aliança com Abraão: Ela daria início à nação israelita e concedeu-lhe a terra palestina, Gn 12: 1-3.

5) A Aliança com Moisés: Ela condena todos os homens”porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, Rm 3:23; Êx 19:1-25.

6) A Aliança Palestínica: Ela assegura a restauração e a conversão final de Israel, Lc 26; Dt 28:1 a 30:3.

7) A Aliança co Davi: Ela promete o trono de Israel à posteridade de Davi, promessa que se cumprirá em Cristo, o Filho de Davi, 2Sm 7:16; 1 Cr 17:7; Sl 89:27; Lc 1:32,33.

8) A Nova Aliança: Ela assegura a transformação espiritual de Israel e de todos que crêem em Cristo, tornando-os aceitáveis a Deus.

O Ministério da Lei em Contradição com o Ministério da Graça
1. A Lei diz: “Olho por olho e dente por dente” (Êx 21.23-25). A Graça diz: “Não resistirá ao mal” (Mt 5.39.

2. A Lei diz: “Aborrecerás o teu inimigo” (Dt 23.6). A Graça diz: “Amais os vossos inimigos” (Mt 5.44).

3. A lei exige: “Fazei e vivei (Lv 18.5). A graça diz: “Crede e vivei” (Jo 5.24).

4. A lei foi dada por causa da transgressão (Gl 3.19). A Graça foi dada como promessa a Abraão e sua posteridade: Cristo Gl 5.3-18.

5. A Lei é a força do pecado (Rm 4.15). A Graça nos livra do pecado (Rm 6.14,15).

6. A Lei condena a melhor criatura (Sl 14.1-3). A Graça justifica graciosamente a pior criatura (Lc 23.43; Rm 5.5-8).

7. A Lei opera a ira de Deus (Rm 4.15). A Graça nos livra da ira futura (Is 54.8).

8. A Lei fecha toda a boca (Rm 3.19). A Graça abre toda a boca (mc 16.15-18).

9. A Lei opera a morte ( Rm 7.4-11) .A Graça opera a vida eterna (Jo 5.24,39,40).

10. A Lei não justifica alguém diante de Deus (At 13.39). A Graça nos justifica mediante a fé (Rm 3.21-28).


Bibliologia :
Bíblia de Estudo Pentecostal;
Bíblia de Estudo Dake;
Bíblia de Estudo Sheed;
Dicionário Vine, Cpad;
Guia do Leitor da Bíblia; Cpad;
Estudo sobre O Apocalipse, Cpad;
Pb. Herlon Charles Superintendente da Escola Dominical

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