23 janeiro 2010

Subsídio para Ebd

2° CORÍNTIOS

Autor: Paulo - Data: Cerca de 55 - 56 dC

Contexto Histórico e Data

A visita de Fundação a Corinto durou cerca de dezoito meses. Atos 18, Paulo escreveu um epístola anterior a 1Corintios (1Co 5.9). Paulo escreveu 1Coríntios em Éfeso por volta de 55 dC. Uma breve, porém dolorosa visita a Corinto causou “tristeza” a Paulo e à igreja (2Co 2.1; 13.2). Depois dessa dolorosa visita, Paulo escreveu uma epístola severa, entregue por Tito (2 Co 2.4; 7.6-8). Paulo escreveu 2 Coríntios da Macedônia, durante seu caminho de volta a Corinto, em 55 ou 56 dC. A visita final de Paulo a Corinto (Atos 20), provavelmente, tenha ocorrido quando ele escreveu Romanos, pouco antes de voltar a Jerusalém. A visita dolorosa, que Atos não registra, e a carta severa fornecem pano de fundo imediato para a redação de 2 Coríntios.

Não possuímos a epístola Severa, embora alguns estudiosos tenham sugerido que 2Co 10-13 possa ter sido parte dela. Entretanto, não há evidências manuscritas que fundamentos esse ponto de vista.

Características

2 Coríntios é a mais autobiográfica das epístolas de Paulo, contendo inúmeras referências às dificuldades que ele enfrentou no curso de seu ministério (11.23-33). Paulo as menciona para estabelecer a legitimidade de seu ministério e para ilustrar a natureza de verdadeira espiritualidade. Ao defender seu ministério, Paulo abre seu coração, mostrando sua profunda emoção. Ele revela o seu forte amor pelos coríntios, seu zelo ardente pela glória de Deus, sua lealdade inflexível à verdade do evangelho e sua indignação implacável ao confrontar aqueles que rompem o companheirismo da igreja. Sua vida estava inseparavelmente leigada à de seus convertidos, e ele não era profissionalmente frio em seu ministério (1.6; 5.13; 7.3-7;11.2; 12.14-15).
Paulo é rejeitado por alguns crentes de Corinto. Tais pessoas acusam-no:

1- De leviandade (II Co. 1.15);
2- De não ter carta de recomendação (II Co. 3.1);
3- De dar motivo de escândalo (II Co. 5.11; 6.3-4);
4- De se beneficiar pessoalmente das ofertas (II Co. 7.2; 12.16);
5- De usar sua oratória em benefício pessoal (II Co. 10.10; 11.6).

Esse é justamente o objetivo de Paulo nessa Epístola: a defesa do seu apostolado. O versículo-chave é II Co. 4.7: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus Cristo”. Essa Carta provavelmente foi levada por Tito (II Co. 8.16), o qual deveria também ajudar a igreja a coletar uma oferta para os irmãos necessitados de Jerusalém. Essa Epístola, escrita provavelmente no ano 56 d. C., da Macedônia. A palavra-chave da Epístola é “consolo”, pois, começa (II Co. 1.3) e com ela termina (II Co. 13.11). O verbo “consolar” – parakaleo - em grego aparece dezoito vezes e o substantivo – paraklesis - “consolação”, onze vezes.

Bibliografia:
Bíblia de Estudo Pentecostal;
Novo Testamento Interpretado – Cpad;
Comentário Bíblico Moody;
Comentário Bíblico 1 e 2 Coríntios – T. R. Hoouver.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...